Publicações

23/11/2018

Mapas de Biomassa

Leia o artigo que nossa equipe preparou para você e descubra como esses mapas podem te ajudar na sua lavoura:

Mapas de Biomassa

Você já ouviu falar sobre mapas de biomassa?

O conceito de biomassa é a quantidade total de matéria viva numa área ou volume. Como estamos falando de agricultura, é a quantidade total de vegetação que pode ser encontrada naquela área.

Entretanto, é impossível medir todas as plantas de um talhão, com uma fita métrica e uma balança, e determinar a biomassa desse jeito, certo?

É por isso que soluções como o uso das imagens de satélite começaram a se difundir nos EUA há algumas décadas e hoje esta tecnologia também está disponível para os agricultores brasileiros dos principais cultivos do país.

Inicialmente, o objetivo era descobrir uma correlação que fosse capaz de dizer uma estimativa muito precisa da biomassa, apenas pela captação da luz que as plantas refletem do Sol. Assim, foram desenvolvidas várias fórmulas, chamadas de índice de vegetação.

O mais famoso dos índices é o NDVI (Normalized Difference Vegetation Index, em tradução livre, Índice de Vegetação da Diferença Normalizada), que provou possuir uma correlação satisfatória entre os valores de NDVI e a biomassa real em um talhão. Sendo assim, os pesquisadores do mundo todo utilizam esse índice para seus trabalhos científicos.

O NDVI é basicamente uma fórmula matemática, que realiza uma conta simples com a quantidade de luz vermelha e a quantidade de luz infravermelha que as plantas refletem. Foi provado que essa conta pode traduzir muito bem a senescência da planta ou, por outro lado, a sua vitalidade.

_foto01.jpg


(Ilustração de Robert Simmons – NASA - adaptada)

Assim, o NDVI possui uma excelente aplicação para a agricultura: detectar as diferenças entre as plantas de um talhão!

Isso gerou o que hoje é o mapa de biomassa: unindo o conceito de variabilidade espacial da lavoura e os índices de vegetação, é possível gerar um mapa que mostra a diferença entre as diferentes áreas de um talhão, indicando manchas que podem estar associadas a pragas, doenças ou, em maior escala, a deficiência de nutrientes. Veja abaixo um exemplo de um mapa de biomassa: as áreas em vermelho são aquelas que apresentam menor índice de biomassa e as áreas em verde são as que apresentam maior índice.

_foto02.jpg


Com um mapa como esse é possível detectar as áreas no talhão em que a cultura está com problemas, por exemplo. Com os mapas, o produtor enxerga manchas que antes eram impossíveis de serem vistas de fora da lavoura, possibilitando um melhor planejamento, implementação da lavoura, controle e correção do processo produtivo.

Tudo isso é muito bom, certo?

Mas ainda havia um desafio: como viabilizar a produção de mapas de biomassa para ser usada por agricultores do mundo todo?

Imagens de satélite sempre foram caras, e o processamento das imagens para gerar os mapas consumia muitos recursos computacionais e exigia uma equipe técnica qualificada na fazenda - até agora!

Hoje o produtor conta com o My Data Plant da Kleffmann, uma solução completamente independente da indústria de insumos, que põe uma poderosa ferramenta na mão do agricultor, para que ele tome as melhores decisões, melhorando a sua produtividade, diminuindo seus custos e alcançando a máxima rentabilidade na sua lavoura.

My Data Plant é uma plataforma online para geração de mapas de biomassa, mapas de taxa variável de adubação e mapas de taxa variável de semeadura. Com uma interface simples e intuitiva, o My Data Plant permite ao produtor exportar diretamente os mapas para as suas máquinas, evitando passos intermediários trabalhosos e caros.

O My Data Plant da Kleffmann é mais preciso porque utiliza imagens de alta resolução do satélite Sentinel 2 e os mapas são gerados por inteligência artificial através de algoritmos específicos.

Para conhecer mais sobre essa solução, acesse o link: http://www.mydataplant.com.br/

Ou converse com o nosso time de atendimento no e-mail: atendimento@mydataplant.com

Ou pelo WhatsApp: (19) 99117 8862 | (19) 97171 1929






Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.