Publicações

14/07/2016

Exclusivo Kleffmann Group Polônia: Retirada de ingredientes ativos selecionados - Efeitos para os produtores de culturas perenes e anuais na Polônia

Em meio a discussão sobre a retirada de determinados ingredientes ativos do mercado europeu que acontece no fórum da Comissão Europeia, a Kleffmann Group preparou uma análise sobre o efeito potencial dessa retirada.

Exclusivo Kleffmann Group Polônia: Retirada de ingredientes ativos selecionados - Efeitos para os produtores de culturas perenes e anuais na Polônia

Cientistas renomados que lidam com tópicos relacionados a proteção de cultivos perenes e anuais e produtores rurais foram convidados a participar da construção da opinião dos experts. O processo foi desenvolvido em diversos estágios e finalizado com um encontro dos experts e representantes de associações e organizações agrícolas. O encontro e as discussões que se seguiram foram utilizados para sintetizar as opiniões e as consultas, possibilitando a preparação de um relatório final.

Os experts concordaram que a retirada de tais ativos do mercado pode resultar em inúmeras consequências negativas. As mais significantes incluem:

Aumento da resistência dos patógenos, resultante da redução da rotação de ingredientes ativos nas práticas de proteção de cultivos. Um dos efeitos será o maior risco para as micotoxinas.

Aumento do uso de produtos de proteção de cultivos, comparado ao nível atual, ditado pelo aumento do número de tratamentos, traduzido em uma maior carga ao meio ambiente; esse fator terá um impacto particularmente forte nos inseticidas, relacionado a retirada da maioria dos neonicotinóides e falta de tratamento de sementes.

Queda no tamanho e qualidade das colheitas nos campos e pomares, devido a proteção de cultivo menos efetiva.

Aumento no custo da produção agrícola resultante do elevado números de tratamentos e do alto preço dos produtos, baseados em ingredientes ativos alternativos que seguem no mercado.

Redução da lucratividade das fazendas, devido aos altos custos da proteção de cultivos e deterioração da qualidade da colheita.

Crescente ameaça do uso ilegal de produtos de proteção aos cultivos, consistindo no uso de ingredientes ativos para cultivos nos quais eles não estão registrados.

Aumento do risco relacionado a importação ilegal de produtos de proteção de cultivos para a Polônia e introdução de produtos falsos de origem desconhecida.

Caso se confirme a retirada dos ativos em discussão, as plantações de groselha preta serão as mais severamente afetadas. Devido a uma gama muito restrita de produtos de proteção de cultivos para essa cultura, a retirada de dois importantes ativos (metiram e mancozeb) aumentará o risco de antrachnose, levando a perdas na colheita em razão da frutificação deteriorada. Em condições climáticas extremamente desfavoráveis e se as doenças se intensificarem e não houver nenhuma maneira de protege-las, é possível que 100% das frutas não atinja o tamanho requerido pelos compradores (indústria e comerciantes).

Falando de cultivos, colza, batata e beterraba devem sofrer queda significante. A retirada de ativos fungicidas (triazoles) a produtos para tratamento de sementes levará a graves problemas para essas espécies. No que diz respeito a culturas destinadas a alimentação (trigo, batata), dificuldades em atingir a qualidade das colheitas podem surgir – tubérculos de batata podem ser danificados ou deformados e as micotoxinas podem surgir no trigo.

As ações regulatórias relacionados a proteção química dos cultivos devem ser evolucionárias na natureza e não revolucionárias. A retirada massiva e rápida dos ingredientes ativos presentes em inúmeras formulações para o controle de pragas será feita as custas dos produtores. Os efeitos da retirada afetarão também a indústria e consumidores devido à baixa qualidade da produção e o aumento do preço resultante do baixo suprimento.

Comentário:

Produtos de proteção aos cultivos são uma importante parte da tecnologia da agricultura moderna. Podem ajudar a aumentar o rendimento das colheitas e o aumento da qualidade dos produtos agrícolas. Por causa da grande relação entre produção agrícola e o meio ambiente é necessário regular o mercado de produtos de proteção aos cultivos mas também é necessário criar inovações, que são geradas pelos departamentos de pesquisa e desenvolvimento das empresas químicas. Quaisquer mudanças nos produtos de proteção aos cultivos devem ser precedidas por análises profundas e pesquisa científica para que a implementação ocorra de maneira evolucionária. Com esta abordagem, todos os atores do mercado de alimentos estarão aptos a se adaptar.





Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.