Publicações

28/03/2019

As biotecnologias e em especial os biopesticidas terão um significado econômico no Brasil?

Por Adelino Santos

Até agora, o mercado global de biopesticidas representa apenas 4% a 6% do mercado global de proteção de cultivos, que tem um valor estimado de mercado de US $ 71 bilhões em 2018. O setor dos biopesticidas é o que mais cresce dentro do setor de proteção de cultivos com taxas de crescimento global de 14 % comparado a 4,8% para suas contrapartes químicas em 2017.

O mercado biológico de proteção de cultivos está se desenvolvendo em ritmo acelerado. Devido às mudanças estruturais no agronegócio acontecendo agora, as empresas de Crop Protection estão pressionadas a entrar no mercado biológico para proteção de cultivos, a fim de permanecer competitivas.

Os produtos biológicos reduzem o efeito de doenças e pragas assim como estimulam os processos naturais das plantas e promovem a disponibilidade de nutrientes. Biológicos incluem insetos benéficos, extrações de plantas e micro-organismos ou derivados microbianos usados como ingredientes ativos.

Na Kleffmann classificamos o tema em:

1) Produtos Biológicos de Produção Agrícola: A aplicação de substâncias que têm um efeito benéfico para a planta, para osmacroorganismos e para o solo - Biofertilizantes e Bioestimulantes.

Há também os:

2) Produtos Biológicos de Proteção de Cultivos: A aplicação de organismos vivos, que reduzem a disseminação de um organismo específico de pragas, tornando-o menos prejudicial do que seria de outra forma - Biopesticidas.

foto adelino.jpg

Atualmente os fatores que incentivam e moldam o desenvolvimento do Biológico no mercado Brasileiro e mundial são:

  1. Marco regulatório
  2. Resistências no terreno
  3. Estresse abiótico
  4. Custos de produção de produtos Crop Protection
  5. Opinião emergente na Sociedade contra Crop Protection química 
  6. Política restritiva de Crop Protection química já em efeito em alguns países

Assim, aumentam as possibilidades para ganhos na produtividade de plantas e animais domésticos e na redução dos danos causados por pragas, doenças e invasoras nos sistemas de produção agropecuários. Efeitos positivos são esperados na melhoria da qualidade e na composição nutricional dos produtos, bem como na eficiência de uso dos recursos.

A biotecnologia terá um papel importante na atenuação de estresses bióticos e abióticos, produtos alimentares desenhados para atender às necessidades alimentares específicas, combustíveis líquidos produzidos diretamente a partir de gás carbônico, plásticos biodegradáveis e de biomassa, além de biossensores para monitoramento em tempo real das plantações e do ambiente. A transversalidade do tema biotecnologia é enorme.

Imagem Adelino.png





Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.