Notícias

05/12/2018 - Soja

Volume de chuva contribui para conclusão do plantio de soja em MT

Conclusão antecipada da semeadura também deve colaborar com o plantio de segunda safra que começa neste mês

A chuva frequente é um fator que tem contribuído para o desenvolvimento das lavouras de soja. Desde o início do plantio, em meados de setembro, a umidade no solo possibilitou a semeadura em tempo recorde, se comparado com o plantio do ano passado.

Com plantio da safra realizado em um menor período, os agricultores ganham uma janela maior para os cultivos da segunda safra, que deve começar ainda em dezembro. Dessa forma, a estimativa é que as áreas destinadas ao milho e o algodão aumentem.

Rodrigo Rigon é gerente de uma fazenda em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, onde foram plantados 16.500 hectares. Segundo ele, no final de setembro, os 12 mil hectares reservados ao cultivo da soja, já estavam totalmente semeados.

Rigon atua em um grupo que possui 30 fazendas, onde aproximadamente 130 mil hectares foram destinados ao plantio de soja, 20 mil hectares a mais que na safra passada.

“Com a chuva foi mais intensa durante o plantio e ainda tem contribuído para o desenvolvimento da planta, nossa expectativa é colher cerca de 63 sacas por hectares, três a mais que no ano passado”, declarou.

Do total de hectares disponíveis para plantio, na fazenda em que Rigon atua, 4.500 estão reservados ao plantio de algodão que começa ainda este mês. Este ano, a lavoura de algodão vai ocupar parte da área que estava destinada do plantio de milho.

Entretanto, cerca de 30 mil hectares serão semeados com milho.

“Este ano, diminuímos a área de milho para 6 mil hectares a menos em razão da supersafra do ano passado”, afirmou ele.

A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que a produção de soja e milho passe dos 63 milhões de toneladas no estado, 3% a mais do que foi colhido na safra 2017/2018.

Dentro desse estimativa de grãos, 32 milhões de toneladas de soja devem ser colhidas em Mato Grosso.

Por: Emerson Sanches

Fonte: G1 Mato Grosso





Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.