Notícias

31/03/2020 - Cana

Variedade da cana-de-açúcar produz ácido que atua como pesticida natural, diz pesquisa


Um estudo feito pela Embrapa em parceria com instituições brasileiras e internacionais mostrou que uma variedade de cana do complexo Saccharum produz ácido clorogênico quando exposta ao ataque da broca-da-cana-de-açúcar. A substância, considerada um biopesticida natural, atua contra essa mariposa agressora, que é a principal praga da cultura no Brasil.

A variedade de cana-de-açúcar foi desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Esse biopesticida natural também tem efeito nocivo contra pragas de outras culturas, como milho, café e tomate, afetando o desenvolvimento das pragas e neutralizando os impactos nas lavouras.

No estudo, a substância também foi adicionada na dieta da mariposa ainda em fase de lagarta. O resultado foi um desenvolvimento mais rápido na sua fase de pupa, porém, com deformação das asas na fase de mariposa.

Os pesquisadores garantem que o ácido clorogênico pode ser considerado um biopesticida natural com a função de desenvolver variedades da cana-de-açúcar mais resistentes à praga broca-da-cana. A variedade está entre os 128 acessos do complexo Saccharum mantidos no Banco Ativo de Germoplasma (BAG) da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Fonte: Globo Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.