Notícias

26/07/2019 - Algodão

Variação climática leva cotonicultor a manejar o algodão para não perder produtividade no MS


A Ampasul, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão publicou em seu site mais um informativo do seu Programa Boas Práticas Fitossanitárias do Algodão, onde anuncia que neste ano agrícola 2018/2019 teremos boa produtividade do fio natural.

Segundo o documento, a variação da incidência de chuvas no mês de dezembro, período de estabelecimento da cultura, levou o algodão verão, ou primeira época a apresentar queda na produtividade. A alternativa dos produtores foi o manejo da cultura, controlando o seu crescimento para aproveitamento maior do meio terço e ponteiro da planta.

A medida levou a aproveitamento maior da planta, porem em abril ocorreu o apodrecimento das maçãs do baixeiro. Com isso a produtividade está sendo registrada como abaixo do esperado, porém ainda considerada boa, podendo ultrapassar as 300@/ha. de algodão em caroço. Esta previsão é para a região norte/nordeste de Mato Grosso do Sul.

O prolongamento do ciclo, através do controle de crescimento levou ainda o aumento da incidência de pragas e doenças, o que exigiu maior número de aplicações de defensivos.

Também a medida favoreceu o bicudo, que exigiu igualmente maior número de aplicações para o seu controle. Esta praga continua nas áreas e voltam a preocupar. Para o controle da praga, já no próximo ano, a Ampasul recomenda a aplicação de defensivos junto com o desfolhante e na destruição de soqueiras. Essa e outras medidas estão prevista em um acordo firmado em dezembro do ano passado entre os técnicos, produtores e consultores.

Já na região sul, os produtores que cultivam algodão segunda época igualmente estão registrando produtividade abaixo do esperado. Lá o motivo também foi a variação climática.

O informativo publicado pela Ampasul ainda traz informações sobre as suas ações durante o mês de junho do corrente, destacando o armadilhamento e monitoramento da incidência do bicudo nas lavouras, a participação da entidade em importantes eventos da agricultura, treinamentos e reuniões do Grupo de Trabalho e para o fomento do algodão no sul de MS.

Fonte: Notícias Agrícolas




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.