O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou dados sobre as condições das lavouras americanas de soja. Segundo a entidade, até 26 de agosto, 66% estavam entre boas e excelentes condições, 23% em situação regular e 11% em condições entre ruins e muito ruins. Na semana passada, os números eram de 65%, 24% e 11%, respectivamente.
Essa melhora nas condições também é representada pela previsão da Associação dos Produtores dos Estados Unidos (Pro Farmer), de nova safra recorde de soja nos Estados Unidos, com 127 milhões de toneladas.
Cotações
O impacto das duas divulgações fez com que as cotações da oleaginosa na Bolsa de Chicago caíssem. Na última segunda, dia 27, todos os contratos fecharam com recuo de quase 1%. Na abertura desta terça a tendência se manteve e os preços acumulavam queda de 0,08%.
Clima nos EUA
Previsão de chuva para para a faixa oeste do cinturão de grãos dos Estados Unidos, com volumes de até 55 milímetros acumulados até o dia 31 de agosto. Já em Illinois a perspectiva é receber apenas 10 milímetros acumulados nesse período.
Em setembro até devem acontecer algumas pancadas de chuvas nessa região oeste, mas com volumes menores, nas demais áreas o tempo deve ficar seco.
Fonte: Projeto Soja Brasil - Canal Rural