Notícias

30/10/2019 - Soja

USDA não divulgará mais as condições das lavouras de soja desta safra


Para aqueles produtores que acompanham de perto a evolução da safra de soja dos Estados Unidos, principal concorrente do Brasil, a informação a seguir pode parecer estranha, mas segundo analistas de mercado, é normal. A partir de agora, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) não divulgará mais as condições das lavouras de soja desta safra. Para entender a razão, segue a opinião de dois analistas de mercado:

Safras & Mercado
Segundo o analista Luiz Fernando Gutierrez, a entidade para de publicar o relatório assim que os índices de colheita atingem a marca de 60%.

“Por isso, nos relatórios semanais, eles afirmam que as tabelas são esperadas para a próxima semana. Mas isso não significa que terá. A partir da metade da colheita não é tão importante as condições das lavouras, até porque a tendência é variar pouco ou quase nada”, afirma.

ARC Mercosul
Segundo o diretor Tarso Veloso, o mercado não tem interesse nestas informações após mais da metade da colheita, já que boa parte das consultorias começa a receber os resultados obtidos diretamente das colheitadeiras.

“Agora o mercado aguardará o relatório de 8 de novembro para ver se haverá mudança na previsão de produtividades. Nós recebemos informações de vários clientes e nos baseamos nas informações que eles passam”, diz.

Colheita avança
A colheita da soja da safra 2019/2020 nos Estados Unidos atinge agora 62% da área, segundo dados do USDA, por isso o relatório não foi divulgado. Na semana passada o índice era de 46%. Em igual período do ano passado, a colheita era de 69%. A média é de 78%. O mercado apostava em número de 62%.

Últimos dados sobre condição das lavouras
Na última semana, o USDA estimava que a condições das lavouras americanas estavam: 54% entre boas e excelentes condições, 32% em situação regular e 14% em condições entre ruins e muito ruins. Na semana anterior, os índices eram os mesmos.

Por Daniel Popov e Larissa Pansani
Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.