Notícias

06/07/2020 - Milho

Umidade do grão: produtor de milho reclama de diferença na medição


Conforme a colheita da segunda safra avança, produtores de milho de Mato Grosso estão relatando descontos nos valores recebidos por conta da umidade no momento da comercialização do grão.

O agricultor Denis Ogliari, de Lucas do Rio Verde (MT), negociou a aquisição de adubo mediante entrega de produção e na entrega do milho encontrou diferenças na classificação que chegam a 1,5 ponto percentual. “Acho que é uma diferença muito grande. Se fosse de 0,2 p.p. até 0,5 p.p em relação ao que sai da lavoura, seria normal”, diz.

Marco Aurélio Guerra Pimentel, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Milho e Sorgo, afirma que a classificação dos grãos é uma etapa determinante para o produtor.

“É muito importante o estabelecimento ser certificação de que os equipamentos tenham sido aferidos e calibrados, se não você pode ter uma diferença muito grande. Já notamos aqui na pesquisa que isso ocorre no Brasil e é bastante preocupante, porque pode causar prejuízos enormes ao agricultor”, diz.

Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.