--%>

Notícias

18/12/2018 - Mercado

UE importa mais grãos do que exporta pela 1ª vez em mais de 10 anos


A União Europeia se tornou importadora líquida de grãos pela primeira vez em mais de dez anos depois de uma seca que afetou a colheita de trigo, uma forte competição das exportações da Rússia e um ritmo recorde das importações de milho.

Até 16 de dezembro, a UE importou 13,15 milhões de toneladas de grãos na temporada 2018/19, ante exportações de 12,64 milhões de toneladas em igual período do ciclo anterior, mostraram dados da Comissão Europeia divulgados ontem (17/12).

A UE foi um importador líquido de grãos pela última vez na temporada 2007/08, quando a safra também foi danificada por uma seca, mostraram dados compilados pela Reuters.

A UE é um dos maiores exportadores mundiais de grãos, principalmente de trigo, mercado em compete com os países da região do Mar Negro e os Estados Unidos. O bloco é tradicionalmente um importador líquido de milho.

A balança nesta temporada foi alterada pela queda acentuada nos embarques de trigo, ligados à pequena colheita, prejudicada pelo tempo seco e quente durante o verão europeu, e grandes exportações russas, além de compras massivas de milho após uma pequena safra.

As exportações de trigo europeu chegaram a 7,5 milhões de toneladas até o momento em 2018/19, 25% a menos que os 9,9 milhões em igual momento da temporada passada, mostraram os dados da Comissão, enquanto as importações de milho ficaram a 9,9 milhões de toneladas, alta de 41% ante os 7 milhões comprados há um ano.

Fonte: G1/Reuters




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.