Notícias

18/04/2019 - Milho

Tratamento de sementes promete controlar nematoides


Responsável por causar prejuízos de até R$ 16,2 bilhões por ano aos sojicultores brasileiros, os nematoides são considerados atualmente como uma praga de difícil controle devido aos poucos recursos existentes para o combate aos ataques. Invisíveis a olho nu, os animais consomem as raízes das plantas, reduzindo a absorção de nutrientes e comprometendo o desenvolvimento das lavouras.

Segundo Luis Fernando Andrade, gerente de Produtos Fungicidas da Ihara, existem atualmente mais de 100 espécies de nematoides em todo o planeta atuando apenas nas culturas de soja, sendo que quatro possuem maior incidência no Brasil. Com isso, a empresa desenvolveu um tratamento de sementes específico para as lavouras do país e com capacidade de controlar a população de nematoides no solo.

“O Certeza N representa uma maior comodidade para o agricultor durante o manejo, já que oferece um controle simultâneo das principais doenças de solo e nematoides. Sendo assim, o produto promove uma importante redução do operacional e custos, já que o tratamento das sementes com CERTEZA N dispensa o uso de outros defensivos”, afirma Andrade.

O produto é o primeiro tratamento de sementes-fungicida capaz de controlar a praga nas culturas de soja e milho. Segundo a Ihara, a formulação do produto inclui uma tecnologia que protege a semente da lavagem pela chuva, proporcionando maior aderência e eficácia.

Segundo a Embrapa a severidade do ataque dos nematoóides depende muito da suscetibilidade da cultivar plantada, da espécie e raça do nematóide presente na lavoura, do potencial de inóculo do nematoide na área e do tipo de solo cultivado – em geral, terrenos arenosos ou franco-arenosos são mais favoráveis, por facilitarem a movimentação e a migração dos nematoides.

Para reduzir a população de nematóides no solo, a Embrapa recomenda, além do uso de nematicidas e o plantio de espécies resistentes, a rotação de cultura com gramíneas;  fazer aração profunda; deixar o solo exposto ao sol antes de fazer a gradagem e incorporar os restos culturais imediatamente após a ultima colheita.

Fonte: Portal DBO




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.