Notícias

05/07/2019 - Outros

Transgenia que otimiza fotossíntese pode aumentar rendimento em até 40%


Um estudo publicado recentemente na revista Science apresenta uma maneira de superar as restrições naturais da fotossíntese que limitam a produtividade das culturas. Com o auxílio da transgenia, pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, contornaram o problema de perdas com a fotossíntese, construindo uma via metabólica em plantas de tabaco que recupera de forma mais eficiente os resíduos produzidos durante o processo, fazendo com que a planta gaste menos energia.

Com isso, os ensaios de campo demonstraram que plantas de tabaco transgênico foram 40% mais produtivas que as do tipo selvagem. Os pesquisadores acreditam que o método poderia ser usado para aumentar os rendimentos de plantas cultivadas com importância agrícola em todo o mundo, como arroz e trigo.

A planta do tabaco foi escolhida para o estudo por serem mais fáceis e rápidas de modificar, além de ter um comportamento em campo semelhante ao de muitos culturas alimentares. Na próxima etapa do estudo, os pesquisadores pretendem aplicar a descoberta em plantas de soja, batata, tomate e arroz visando obter maior rendimento.

Fonte: Globo Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.