Notícias

23/07/2020 - Soja

Teste de cultivares e tecnologia: os segredos para colher 118 sacas/ha


O produtor Antônio Guedes, produtor de soja na cidade de Patrocínio, Minas Gerais, foi dos vencedores do Desafio de Máxima Produtividade do Cesb da safra 2019/2020, na categoria Sudeste. Ele colheu 118,53 saca do grão por hectare.

Apesar da conquista, Guedes revela que é novato no setor, com apenas três anos de experiência na lavoura. “Eu iniciei os trabalhos na lavoura há pouco tempo, porém, minha família já trabalha a muitos anos na área”, conta ele.

Segredos dos campeões
O produtor conta que além da dedicação total no campo, algumas medidas fizeram a diferença no resultado final. “Nos últimos ciclos estamos implementando algumas coisas novas, como cultura de precisão e fazendo mais teste, e isso tudo agrega na produtividade da fazenda. Os testes de cultivares estão sendo grandes aliados. Sempre separamos uma área de 30 hectares na fazenda e fazemos os testes. O local que conseguimos atingir a produtividade alta é por exemplo, uma área que tem uma altitude maior em nossa fazenda e percebemos que as cultivares escolhidas estão rendendo melhor”, explica.

Tecnologia
Antônio Guedes disse ainda que há cerca de três anos ele e sua família começaram a implantar mais sistemas de tecnologia na fazenda. “Percebemos que em pouco tempo depois já houve um ganho de sete a oito sacas por hectare no total, uma elevação grande para a produção. E desde o plantio até a colheita, a tecnologia está bem presente nos trabalhos”, explica o sojicultor. “No plantio, sempre usamos um trator com piloto automático. A nossa plantadeira tem um sistema de distribuição diferente, mais nova, onde já percebemos um ganho de três sacas”.

Apesar do clima em 2019 não contribuir com a data do plantio, Guedes afirma que isso não causou grandes impactos na produtividade. “No ano passado tivemos alguns problemas na safra. A chuva chegou tarde na lavoura e o plantio foi tardio, mas mesmo assim atingimos uma média de 63 sacas por área total na fazenda, mas já houve períodos que registramos cerca de 90 sacas por área total na propriedade”, comemorou ele.

Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.