Notícias

20/07/2018 - Clima

Temperaturas despencam no Sul e há risco de geadas no fim de semana


A meteorologia aponta para a chegada de frio intenso no fim de semana entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Isso por conta da chegada de uma massa de ar polar, que aumenta as chances de geadas. Antes disso, a previsão para a região é de chuva forte. O restante dos estados ainda deve registrar tempo firme e temperaturas mais elevadas.

SUL

A frente fria avança pela região Sul na sexta-feira e provoca chuva entre o Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Os maiores volumes de água se concentram nas áreas de fronteira com o Uruguai, onde a chuva ocorre desde a madrugada, se estendendo ao longo de todo o dia, e ocorre acompanhada de ventos de forte intensidade com até 70km/h. Conforme o sistema avança, os ventos passam a soprar do quadrante sul, provocando queda na temperatura entre áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina no período da noite. Na maior parte do Paraná o tempo firme predomina e ainda faz calor, especialmente no norte do estado.

SUDESTE

Sexta-feira de tempo firme e baixa umidade do ar no Sudeste. Os níveis mais críticos de umidade ocorrem no oeste paulista, triângulo e noroeste mineiro, onde a temperatura durante a tarde é mais elevada. Durante as primeiras horas do dia a temperatura mais baixa é observada em pontos altos da Serra da Mantiqueira, por conta da ausência de nebulosidade durante a madrugada.

CENTRO-OESTE

Uma frente fria avança pelo Centro Sul e provoca chuva no sul do Mato Grosso do Sul na sexta-feira, mas não há previsão de volumes expressivos. Nas demais áreas do Centro Oeste o tempo continua seco e a umidade relativa do ar cai novamente atingindo níveis críticos durante a tarde. A partir da noite, os ventos sopram do quadrante sul e garantem declínio das temperaturas.

NORDESTE

Na sexta-feira, o tempo segue firme na região litorânea entre os estados do Maranhão e Ceará, enquanto os ventos úmidos vindos do oceano ainda provocam chuva de forma isolada nas demais áreas da costa nordestina. Uma massa de ar seco segue impedindo a formação de nuvens carregadas no interior da região e, com isso, as temperaturas seguem elevadas e com baixo valor de umidade relativa do ar em todo o interior da região.

NORTE

Na sexta-feira não há mudanças significativas nas condições de tempo para a região norte, e segue a previsão de tempo seco entre Rondônia e Tocantins, e condições de instabilidade entre o Acre ao Amapá. As temperaturas seguem elevadas, passando dos 30°C em praticamente toda a região, com temperaturas menores onde a chuva é mais volumosa.

Fonte: Projeto Soja Brasil - Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.