Notícias

27/09/2019 - Tecnologia

Tecnologia da aplicação ainda é um desafio para produtores brasileiros


A aplicação de agroquímicos na lavoura é algo rotineiro e de extrema importância para o sucesso da mesma. Nesse contexto, o uso de equipamentos de pulverização modernos e eficientes, e produtos de qualidade, além do conhecimento sobre o alvo (pragas, doenças e plantas daninhas) e o ambiente, se torna essencial para o correto manejo fitossanitário e nutricional. A interação entre todos esses fatores é conhecida como tecnologia de aplicação.

De acordo com o engenheiro agrícola e consultor, Glauberto Moderno, a tecnologia da aplicação é uma ciência multidisciplinar que compreende desde o conhecimento do problema nutricional para a aplicação de fertilizantes, até os produtos fitossanitários, patologia, passando pela entomologia e fitopatologia.

Essa ciência abrange também o conhecimento das condições climáticas, que podem ser favoráveis ou não às aplicações, e ainda o domínio sobre os equipamentos de pulverização. “Para o preparo da mistura é fundamental o conhecimento em química e física. Esse conceito linear de cada um dos sistemas, está ligado aos procedimentos operacionais, as decisões, e aos processos, que chamamos de aplicação, que envolve desde a regulagem até a calibração dos equipamentos”, destaca Moderno.

Segundo o consultor, os agricultores entendem a importância da tecnologia da aplicação, mas grande parte deles não aplica os conhecimentos adquiridos na prática do dia-a-dia “O primeiro desafio é garantir a correta capacitação dos profissionais envolvidos na aplicação, o segundo, é entender a influência das condições climática sobre a aplicação. Por último, é essencial que o agricultor faça a gestão das aplicações, garantindo que o conhecimento técnico adquirido seja aplicado no campo”, diz o especialista.

Por Kassiana Bonissoni
Fonte: Grupo Cultivar




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.