Notícias

02/10/2018 - Outros

Tecnologia agrícola está na semente, diz especialista


Existe um consenso entre os especialistas em produção de alimento que a semente tem grande importância nesse contexto e necessita de uma atenção maior por parte da tecnologia agrícola. Para Vinicios Jacopini, líder de gerenciamento de projetos de desenvolvimento tecnológico para soja da Monsoy, grande parte da produção pode ser garantida já no plantio. 

“A semente, perante esse cenário, sem dúvida, assume o papel de maior relevância, e passa a ser o berço da mais avançada tecnologia, porque proporciona parte das soluções necessárias para vencer os desafios existentes no sistema de produção e começa a exigir também do usuário muito mais habilidade em conectar a semente correta de acordo com as exigências de cada ambiente de produção”, escreveu. 

O especialista cita a as sementes geneticamente modificadas e a engenharia genética como sendo a grande revolução tecnológica da agricultura. Isso porque essa técnica que plantas sejam protegidas contra determinados insetos pragas, ou mesmo apresentem a característica de tolerar a aplicação de determinado herbicida. 

“Mesmo assim, com todos avanços conquistados, não podemos parar. Temos um longo caminho a percorrer, seja em busca da superação dos resultados alcançados, ou para garantir que essa marcha de crescimento exponencial da produtividade em função da tecnologia empregada continue. Pois essa é a melhor forma de avançarmos e garantirmos que a evolução seja constante”, comenta. 

Para que todo o potencial da semente seja aproveitado, ele orienta os produtores para que promovam o uso consciente das ferramentas disponíveis, como o emprego das boas práticas de manejo. “O que inclui a adoção do refúgio estruturado no caso de plantio de culturas com proteção a insetos ou de herbicidas alternativos nas culturas tolerantes a esses defensivos”, finaliza.

Por: Leonardo Gottems 
Fonte: Agrolink




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.