Notícias

20/03/2020 - Clima

Sudeste começa outono com chuva e granizo


O outono começa hoje, dia 20/3, às 00h50min. O primeiro dia da nova estação será de chuva ainda de Norte à Sul do Brasil devido à combinação de instabilidades em diferentes níveis da atmosfera. De modo geral, o destaque é o Sudeste, com o aumento das instabilidades devido à passagem de uma frente fria afastada na costa, que tem o suporte de uma área de baixa pressão atmosférica na costa do Rio de Janeiro, além do corredor de umidade que transporta ar quente e úmido da Amazônia até o Brasil Central.

Volumes em torno de 75 milímetros podem ser registrados no Vale do Paraíba, Rio de Janeiro e Zona da Mata mineira. No entanto, volumes expressivos também podem ser registrados no norte paulista, Baixada Santista, pontos da Região Metropolitana de São Paulo e metade sul de Minas Gerais. Em todas essas áreas, não se descarta o risco de transtornos como alagamentos, desmoronamentos, deslizamentos de terra.

A chuva pode vir acompanhada por descargas elétricas, ventania e até eventual queda de granizo. Aliás, em toda a faixa leste paulista, a chuva pode começar pela manhã e se estender ao longo do dia, mesmo que perdendo intensidade com o passar das horas.

Condição de céu nublado e chuva fraca ao longo do dia no litoral do Paraná e de Santa Catarina devido a ventos úmidos que sopram do mar contra a costa.

Uma outra área bastante abrangente deve receber pancadas de chuva com moderada intensidade, com volumes entre 20 e 50 milímetros. Essa chuva desde se estender desde o oeste de Mato Grosso do Sul até o Amazonas, avançando também para o Nordeste chegando ao Ceará, Piauí, oeste da Bahia.

Por outro lado, também teremos áreas de tempo firme no final da semana. Condição de sol e pouca presença de nebulosidade em Roraima, Amapá, norte de Minas Gerais e já em boa parte da região Sul devido ao avanço de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.

O primeiro final de semana do outono será de tempo instável e com chuva em grande parte do Brasil. As instabilidades associadas a uma frente fria avançam pelo Sudeste em direção ao Nordeste. No sábado, 21, atenção redobrada no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. De modo geral, chove de forma significativa também entre Centro-Oeste, Norte e demais áreas do Nordeste. São esperadas pancadas de chuva com volumes entre 20 e 50 milímetros.

No domingo, 22, a tendência é de chuva ganhando mais força, especialmente no nordeste de Minas Gerais, norte do Espírito Santo e sul da Bahia devido ao avanço da frente fria, volumes de pelo menos 80 milímetros podem ser registrados e não se descarta o risco de transtornos. Por outro lado, o tempo firme vai avançando logo atrás. Já no domingo, a massa de ar seco deve inibir a formação de nuvens carregadas desde o Rio Grande do Sul até o estado de São Paulo, inclusive, já não chove na capital paulista.

Por Pryscilla Paiva
Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.