Notícias

12/01/2018 - Soja

Soja/Agroconsult: Produção no Brasil em 2017/18 deve somar 114,1 milhões de toneladas (-0,4%)


A Agroconsult prevê produção de soja no Brasil em 2017/18 de 114,1 milhões de toneladas, queda de 0,4% ante 2016/17. Na apresentação do Rally da Safra 2018, expedição que começa na semana que vem, o sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa, disse que a expectativa é encontrar safras boas em todas as regiões produtoras do Brasil. Em novembro, a consultoria esperava produção de 111 milhões de toneladas. A estimativa de área plantada no Brasil em 2017/18 alcançou 35 milhões de hectares (+3,2%). A produtividade deve atingir 54 sacas/ha, ante 56 sacas/ha em 2016/17.

Segundo Pessôa, de forma geral a safra de soja foi semeada com "qualidade extraordinária". "Se tudo corresse daqui para frente como no ano passado o Brasil poderia ter produtividade tão boa ou até maior em várias regiões. Mas a gente não tem certeza de que isso vai acontecer por causa da questão climática", disse Pessôa. "A previsão dos mapas climáticos daqui para a frente traz certa preocupação com a reta final da safra. Aparentemente vamos ter muita chuva. E temos uma lavoura plantada de forma concentrada em relação a anos anteriores." Ele ressaltou que isso traz temores quanto ao manejo adequado de pragas e doenças, principalmente da ferrugem, à secagem dos grãos após a colheita e ao peso dos grãos, que pode ser afetado "se não tiver luminosidade tão boa".

Sobre a atual situação de comercialização antecipada, Pessôa não deu detalhes, mas disse que "das últimas cinco a seis safras temos o menor volume de soja comercializada antecipadamente". Segundo ele, muitos produtores deixaram de vender soja nos momentos em que os preços futuros em Chicago estavam acima de US$ 10/bushel e agora aguardam um momento mais remunerador, de olho especialmente na volatilidade do câmbio. "Produtores que ainda não venderam soja podem enfrentar preços em Chicago não muito animadores, mas podem ser salvos pelo câmbio. O câmbio vai ser um fator decisivo na rentabilidade da safra."

A Agroconsult anunciou que o Rally da Safra 2018 vai a campo a partir do dia 15 de janeiro para avaliar as condições das lavouras nos principais Estados produtores. Na 15ª edição do Rally, serão 12 equipes em campo, das quais nove avaliarão as lavouras de soja até o mês de março. Outras três vão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra.

O levantamento ocorrerá nos 12 principais Estados produtores: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins. Além das avaliações em campo, a expedição fará dez eventos regionais e cafés da manhã com produtores.

Por: Leticia Pakulski

Fonte: Broadcast Agro




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.