Notícias

14/05/2018 - Clima

Soja: programe-se com a previsão do tempo para este início de semana


Poucos estados brasileiros ainda mantém algumas lavouras de soja não colhidas. A safra de inverno está a pleno vapor e é sempre bom ter a mão a previsão do tempo para não ser pego de surpresa. Confira como ficará o clima na sua região!

Em resumo as chuvas darão trégua para boa parte do país nesta segunda, inclusive no Sul, mas voltarão com força na terça-feira, dia 16. Os produtores do Rio Grande do Sul que ainda não terminaram a colheita terão que acelerar o passo para garantir a retirada do grão a tempo.

Norte e Nordeste ainda terão bons volumes de precipitações nos próximos dias.

SUL
SEGUNDA-FEIRA (DIA 14)

A segunda-feira segue com tempo firme em grande parte da Região, devido a atuação de uma massa de ar seco e frio. Pela manhã as temperaturas ficam baixas, principalmente nas áreas de serra e planalto. Durante a tarde, como o sol aparece, a sensação é mais agradável, porém não chega a fazer calor. Os ventos úmidos do mar mantêm a nebulosidade entre o Vale do Itajaí (SC) e o leste do Paraná e pode chover fraco nestas áreas. Já no extremo oeste dos três estados da Região, novas instabilidades vindas do Paraguai e da Argentina aumentam a chance para trovoadas e chuva no decorrer da noite. A marinha do Brasil alerta para o risco de ressaca até as 9h da manhã de hoje, entre Tramandaí (RS) e Laguna (SC), com ondas que podem chegar a 2.5 metros de altura.

TERÇA-FEIRA (DIA 15)

Na terça-feira as instabilidades dão origem à uma frente fria que avança pela Região Sul do Brasil e muda o tempo novamente. Tem previsão de chuva e risco para temporais no oeste do Rio Grande do Sul. Até o fim do dia as nuvens carregadas se espalham por todos os estados. As temperaturas do amanhecer não ficam tão baixas como nos dias anteriores e durante a tarde, antes da chuva chegar, a sensação será de tempo abafado. Não há alerta para ressaca.

QUARTA-FEIRA (DIA 16)

No decorrer dos próximos dias o tempo volta a ficar firme no Rio Grande do Sul, mas continua chovendo com fraca intensidade entre Santa Catarina e Paraná.

SUDESTE
SEGUNDA-FEIRA (DIA 14)

Após um domingo com sensação de frio em algumas áreas paulistas, a semana começa mais agradável. Pela manhã os termômetros ainda registram temperaturas levemente mais baixas, mas durante a tarde o sol aparece um pouco mais e ajuda a esquentar. A frente fria que trouxe aumento da nebulosidade para a Região já está afastada, mas ainda deixa instabilidades e no decorrer da tarde há condições para chuva em todos os estados, mas com maiores acumulados no leste do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Tempo firme apenas na divisa entre São Paulo e Paraná.

TERÇA-FEIRA (DIA 15)

Na terça-feira a frente fria não influencia mais o tempo no Sudeste, mas as instabilidades ainda formam nuvens carregadas na maior parte da Região e pode chover durante a tarde, em forma de pancadas que não são volumosas, mas que podem ser acompanhadas por trovoadas. Só não deve chover na região central do estado mineiro e no norte fluminense. As temperaturas sobem um pouco mais no interior de São Paulo e de Minas Gerais.

QUARTA-FEIRA (DIA 16)

As instabilidades atuam entre São Paulo e sul de Minas Gerais no decorrer dos próximos dias. A chuva continua, principalmente durante as tardes, mas com baixos volumes acumulados.

CENTRO-OESTE
SEGUNDA-FEIRA (DIA 14)

Na segunda-feira áreas de instabilidade aumentam no Centro-Oeste e nuvens carregadas se formam no decorrer da tarde. Tem previsão para pancadas de chuva em pontos isolados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. A chuva não é volumosa, mas ajuda a melhorar a qualidade do ar. Já em Goiás, o tempo segue firme na maior parte do Estado, se chover são apenas pancadas rápidas na metade sul do estado.

TERÇA-FEIRA (DIA 15)

Na terça-feira as instabilidades aumentam na divisa de Goiás com Minas Gerais, mas a chuva ainda é muito isolada e com baixos acumulados. Ainda há condição para chover no sul do estado goiano e também entre o Mato Grosso do Sul, oeste e norte do Mato Grosso. Mesmo com a chuva, à tarde, a sensação será de calor.

QUARTA-FEIRA (DIA 16)

Nos próximos dias a chuva fica mais concentrada entre o oeste e sul do Mato Grosso do Sul e no oeste do Mato Grosso. No interior de Goiás, se chover será localizado e com baixos acumulados.

NORDESTE
SEGUNDA-FEIRA (DIA 14)

Na segunda-feira a chuva segue em todas as áreas litorâneas do Nordeste. Os maiores acumulados devem ocorrer entre o Recôncavo Baiano e o litoral da Paraíba. Pode chover de moderada a forte intensidade no norte do Maranhão e do Piauí. No interior da Bahia até tem alguma nebulosidade, mas a condição para chover é muito baixa. As temperaturas ficam elevadas, mesmo onde chove.

TERÇA-FEIRA (DIA 15)

Na terça- feira a chuva a chuva concentrada nas praias da Região. Os volumes são mais elevados entre Sergipe e o litoral da Paraíba. No norte do Maranhão a chuva é mais generalizada e há condição para trovoadas. O tempo firme continua entre o oeste da Bahia e o sul do Piauí. Calor e tempo abafado na parte da tarde.

QUARTA-FEIRA (DIA 16)

O tempo segue seco no interior do Nordeste ao longo dos próximos dias da Semana. A chuva fica concentrada nas áreas do litoral.

NORTE
SEGUNDA-FEIRA (DIA 14)

As áreas de instabilidade aumentam as nuvens carregadas pelo Tocantins e há previsão para pancadas de chuva em pontos isolados, principalmente no decorrer da tarde. Chove também nas outras áreas da Região, com potencial para volumes elevados no norte do Pará e do Amazonas e também no Acre. O tempo fica firme apenas na divisa com Goiás.

TERÇA-FEIRA (DIA 15)

Na terça-feira a chuva continua com moderada a forte intensidade entre o norte do Amazonas e do Pará, com potencial para volumes elevados. No Tocantins a chuva é mais expressiva que no dia anterior, mas ainda com volumes baixos e de maneira irregular. Não chove na divisa com Goiás.

QUARTA-FEIRA (DIA 16)

Nos próximos dias a chuva fica mais concentrada na metade oeste da Região e o tempo segue firme no interior do Tocantins.

Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.