Notícias

22/04/2020 - Soja

Soja: produtores podem enfrentar mais de 60 milímetros acumulados de chuvas


Para quem pretende colher a soja, estes dois próximos dias devem colaborar, pelo menos no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, já que a previsão é de tempo seco. Já no Nordeste e Norte são esperados grandes volumes de chuvas, mas elas não serão generalizadas. Enquanto alguns estados e cidades terão apenas garoas, outros terão verdadeiros temporais. As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL
Os dias vão passando e o tempo seco se estendendo na parte Sul do país. A quarta-feira será de tempo firme nos três estados. As menores temperaturas do dia devem acontecer em Santa Catarina, na parte leste do estado, com 10°C. No geral a região terá temperaturas mínimas de entre 12°C e 18ºC. Já as máximas podem chegar a 28°C no noroeste do Paraná.

Na quinta-feira nenhuma mudança, tempo firme e seco. As temperaturas mínimas variam entre 10°C e 18°C e as máximas entre 12°C e 24°C.

SUDESTE
A quarta-feira será marcada por tempo seco em boa parte da região. Algumas instabilidades leves e sem grandes acumulados podem acontecer de maneira manchada no Triângulo Mineiro, com 2 mm apenas.

Na quinta-feira o tempo permanece seco em todo estado de São Paulo e em boa parte de Minas Gerais, já que as chuvas se afastaram. Há chance de instabilidades em cidades próxima de Bambuí e Divinópolis (MG), mas com menos de 2 mm.

CENTRO-OESTE
Na quarta-feira a massa de ar seco avança e a chuva vai ficando cada vez menos distribuída pelo Brasil Central. Ao que tudo indica, não há condição de chuva em todo o estado de Mato Grosso do Sul, uma tendência daqui pra frente. Pancadas rápidas e já sem grandes acumulados devem persistir em Mato Grosso. Já entre Goiás e Distrito Federal ainda atenção redobrada com possibilidade de chuva volumosa.

Na quinta-feira a chuva pode ser registrada apenas em parte do Centro-Oeste. Em Goiás e no Distrito Federal, volumes significativos podem ser registrados. Em Mato Grosso ainda chove, mas apenas na metade norte do estado e sem grande intensidade. Enquanto isso, desde Cuiabá como em todo o centro-sul do estado não chove. Não há condição de chuva de novo em todo o estado de Mato Grosso do Sul.

NORDESTE
Algumas chuvas afetam a parte oeste da Bahia nesta quarta-feira, mas de maneira manchada, ou seja atingem uma cidade, mas a vizinha não e com poucos volumes. Em Barreiras os acumulados não passam dos 2 mm. No Piauí há previsão de chuvas no sul e norte do estado, os maiores acumulados acontecem em Caracol, com até 60 mm. No Maranhão apesar de ter a previsão de chuvas para todo o estado, elas serão manchadas. Os maiores acumulados acontecem em Colinas, com 10 mm.

Na quinta-feira a condição do tempo muda um pouco, e apesar de boa parte da região oeste da Bahia ter previsão de tempo seco, em Barreiras as chuvas serão mais intensas que no dia anterior com acumulados de até 15 mm. Também choverá em Luís Eduardo Magalhães, mas com apenas 6 mm. No Piauí as chuvas devem se concentrar apenas no centro-norte do estado e com volumes bastante grandes. Em Esperantina e Luzilândia os acumulados podem passar dos 60 mm em cada um. No Maranhão as chuvas também ganham intensidade em algumas partes, como em Estreito, que deve ter até 25 mm acumulados. Já em Balsas são esperadas apenas garoas leves.

NORTE
Na quarta-feira pancadas de chuva ainda se espalham de forma generalizada pelo Norte do Brasil. Volumes altos podem ser registrados no Amazonas, parte do Acre, em Roraima, no Pará, norte do Tocantins e Amapá. Já em Rondônia a chuva até ocorre, mas sem grande intensidade.

Quinta-feira com chuva volumosa em todo o estado do Pará, norte do Tocantins, no Amapá, Roraima e ainda na metade norte do Amazonas. Uma chuva rápida, mas que além de volumosa, podem vir acompanhada por trovoadas. Volumes menos expressivos devem ser registrados especialmente entre Acre e Rondônia.

Por Daniel Popov
Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.