Notícias

06/01/2020 - Soja

Soja fecha semana com fortes perdas em Chicago


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (3/1) baixas de 14,75 pontos no contrato de Março/20, fechando em US$ 9,415 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 13,25 e 14,25 pontos.

Os principais contratos futuros fecharam a semana com fortes perdas no mercado norte-americano da soja, exportações abaixo do esperado e falta de novas compras chinesas pressionando as cotações. “As vendas de exportação de soja para a semana que terminou 26/12 ficaram abaixo das expectativas comerciais, com apenas 330.344 toneladas vendidos durante a semana de férias. Isso foi 68,6% abaixo da mesma semana do ano passado. A China foi responsável por 160.241 tons (ou 48,51%) das vendas semanais de soja”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a ARC Mercosul, o mercado agrícola internacional sucumbiu neste encerramento de semana em meio à falta de atividade política na longa tentativa de reconciliação comercial entre EUA e China: “Além do mais, conflitos no Oriente Médio que envolvem a presidência estadunidense disparou um movimento de retirada de risco imediata. Fundos de gestão ativa, também chamados de fundos especulativos, retiraram grande parte das suas posições em commodities agrícolas, recolhendo o lucro de posições de curto prazo”. 

“A inatividade nas negociações entre Trump e Jinping já estava tensionando gestores destes fundos em recolherem as posições compradas recentemente. O estopim veio com o alarde macroeconômico à nível global nos ataques de hoje no Irã. A ARC alerta que será improvável um prolongamento militar entre EUA e Irã, entretanto a aflição em meio a notícia estabelece um cenário de apatia no mercado agrícola – pelo menos até um novo capítulo da Guerra Comercial entre chineses e estadunidenses”, concluem os analistas.

Por Leonardo Gottems
Fonte: Agrolink




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.