Notícias

17/04/2018 - Soja

Soja: estimativa de produção do Brasil sobe para 119,2 milhões de toneladas


Na comparação com o relatório anterior da consultoria Safras & Mercado, houve elevação de 1,958 milhão de toneladas.

A produção brasileira de soja em 2017/2018 deverá totalizar 119,231 milhões de toneladas, com aumento de 4,4% sobre a safra da temporada anterior, que ficou em 114,23 milhões de toneladas, segundo previsão da consultoria Safras & Mercado.

Na comparação com o relatório anterior, houve uma elevação de 1,958 milhão de toneladas. Em 12 de março, a estimativa era de 117,3 milhões de toneladas.  

Com as lavouras em fase final de colheita, a consultoria indica aumento de 4% na área, que ficou em 35,155 milhões de hectares. Em 2016/2017, o plantio ocupou 33,815 milhões de hectares. O levantamento mostra que a produtividade média deverá passar de 3.395 quilos por hectare para 3.409 quilos.

Segundo o analista Luiz Fernando Roque, o aumento se dá novamente por ajustes finos, principalmente em produtividades no Centro-Oeste, Sudeste e Norte/Nordeste do país. “Ao longo da colheita ficou confirmado que as condições para o desenvolvimento da safra nesta temporada foram extremamente favoráveis, trazendo grandes produtividades”, completa.

Estados como Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e São Paulo devem novamente registrar recordes produtivos, colhendo uma safra praticamente perfeita. Na região do Matopiba, que engloba áreas do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, também surpreendem as produtividades registadas nas lavouras, reflexo de um clima favorável registrado nos últimos meses.

A exceção nesta temporada fica com o Rio Grande do Sul, que teve problemas devido à falta de chuvas em sua metade sul. Apesar dos problemas, as boas condições da principal região produtora do estado (noroeste) impediram uma quebra produtiva relevante, mantendo a média de produtividade em um patamar razoável. “A supersafra brasileira está confirmada, mais uma vez”, afirma o analista.

Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.