Notícias

05/08/2019 - Soja

Soja Brasil: semana começa com chuvas e elevação de temperaturas


A semana começa chuvosa para alguns municípios do país no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em contrapartida as temperaturas começam a se elevar e as mínimas não serão tão baixas quanto nos últimos dias. Confira abaixo a previsão para esta semana em todas as regiões!

SUL
A semana começa com tempo firme e temperaturas em elevação em toda a região. Essa condição começa a mudar na quarta-feira, 7, no extremo sul do Rio Grande do Sul. Ali próximo a Uruguaiana e Bagé podem chegar algumas chuvas, que impedem a subida das temperaturas. Essa condição deve durar até o fim da sexta-feira, 9.

No sábado, as precipitações se espalham pelo estado e também por Santa Catarina e o sul do Paraná. Com ela vem junto uma nova onda de frio, que derrubará mais uma vez as temperaturas. Alguns municípios podem registrar queda de até 10ºC nas temperaturas mínimas, de quinta para sábado.

O Paraná deve sentir menos o impacto destas quedas de temperaturas, apenas as cidades mais ao sul tendem a registrar quedas acentuadas nos termômetros.

SUDESTE
As chuvas que afetaram parte do estado de São Paulo e Minas Gerais, no fim de semana, aos poucos vai se dissipando. A segunda e a terça ainda prometem precipitações para alguns municípios, como Ituverava (SP) e Uberaba (MG). A partir de quarta, 7, o tempo firme predominará em todo a região novamente.

As temperaturas irão se elevar durante a semana toda, passando das mínimas de 9ºC atuais em alguns municípios, como Itapeva, para 16ºC já na quinta-feira.

CENTRO-OESTE
A semana começa com chuva para parte do Centro-Oeste. Ela está instalada no sul de Mato Grosso e Goiás, nordeste de Mato Grosso do Sul com volumes que variam na casa dos 10 mm em alguns municípios. Em Alto Taquari (MT), os volumes máximos acontecem na terça-feira, com 10 mm. Em Rio Verde (GO), também na terça, as máximas serão de 11 mm.

Depois disso o tempo seco irá predominar em toda a região Centro-Oeste e as temperaturas voltarão a subir.

NORDESTE
Não há previsão para chuvas para as áreas agrícolas da Bahia, Maranhão e Piauí nesta semana. O tempo seco e a baixa umidade do ar trazem problemas no interior do Nordeste.

NORTE
Nesta segunda-feira a chuva mais expressiva ocorre sobre Roraima. Chove também nas demais áreas da faixa norte da Região, em forma de pancadas pontuais e passageiras. Tempo firme na metade sul da região. Frio predomina de manhã entre Acre e Rondônia com mínimas na casa dos 15°C. A tarde volta a esquentar em toda a região.

Terça-feira de chuva ganhando intensidade entre Belém e Boa Vista enquanto que o sul da região segue com tempo firme. De forma gradual, a frente fria enfraquece e favorece então a elevação das temperaturas mínima entre Acre e Rondônia.

A quarta-feira é mais um dia de tempo seco na faixa sul da região Norte. Esse padrão continua favorecendo o aumento do número de queimadas na região, aliás o mês de agosto mal começou e já foram registrados mais de 50 focos de incêndio no estado de Rondônia, inclusive na lista de localidades atingidas estão a capital Porto Velho e cidades como Cujubim e Nova Mamoré. Nas áreas da faixa norte brasileira, o tempo quente e úmido ainda favorece pancadas de chuva, especialmente em Roraima.

A tendência é de poucas mudanças: chuva mais expressiva entre Belém e Boa Vista, com tempo firme na metade sul da região, o que favorece a elevação das temperaturas à tarde.

Por Por Daniel Popov
Fonte: Canal Rural





Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.