Notícias

05/11/2018 - Soja

Soja: 6 dicas para controle de doenças


Faltando ainda mais da metade da área de 36,3 milhões de hectares, para para ser plantada com soja no país, a Embrapa preparou, a pedido do Projeto Soja Brasil, um manual completo com dicas para garantir uma boa safra. A ideia é trazer dicas para que o sojicultor se prepare e consiga ter uma temporada ainda melhor que as anteriores.

Veja abaixo os pontos a serem observados:
  1. Com o avanço da soja pelo Brasil, doenças restritas a uma região uniram-se às doenças de outras regiões, intensificando o problema fitossanitário.
  2. Com a disseminação da soja, problemas locais tornaram-se regionais ou nacionais. A tendência é que com o andar da carruagem, os problemas fitossanitários se harmonizem de tal ordem que, a maior parte dos problemas da cultura estarão presentes em quase todas as lavouras do país.
  3. Quando existirem cultivares resistentes a determinada doença, seu cultivo constitui-se na maneira mais barata e eficiente para controlar a enfermidade. A ferrugem ainda não conta com cultivares imunes à doença, mas conta com cultivares bastante tolerantes.
  4. Para saber quais os melhores fungicidas para o controle da ferragem acesse as informações apresentadas no Consorcio Antiferrugem: 
  5.  O vento é o principal agente transmissor da ferrugem, o que explica a velocidade com que é dispersado.
  6. O fungo da ferrugem só sobrevive em plantas vivas, razão pela qual foi estabelecido o Vazio Sanitário. Sem a presença de soja verde, o fungo sobrevive no máximo 60 dias.

Fonte: Projeto Soja Brasil/Canal Rural 






Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.