Notícias

15/04/2020 - Outros

Silos bag são alternativa em meio à pandemia


O silo bag surge como uma alternativa para armazenamento em meio à pandemia, segundo o portal argentino Agrofy. Isso porque, ao redor do mundo, os governos decretaram isolamento social, o que pode impedir muitos agricultores de entregarem a sua safra, tendo que manter a produção armazenada. 

Por esse motivo, o uso de sacos de silo como prática para armazenar grãos aumentou dramaticamente. Este sistema é semelhante a um armazenamento hermético, onde é criada uma atmosfera automodificada, pois a concentração de oxigênio diminui e a concentração de dióxido de carbono aumenta. 

No entanto, para obter um armazenamento correto dos grãos, é importante levar em consideração alguns pontos-chave. A umidade do grão, a superfície de suporte, o controle de temperatura, entre outros aspectos, é essencial para o silo da bolsa cumprir sua função, indicou o portal argentino. 

“Primeiro de tudo, você deve ter uma base que permita uma boa montagem da bolsa. O INTA (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária) Manfredi destacou que o solo deve ser firme, uniforme e o mais alto possível para evitar o acúmulo de chuva. Para alcançar essa superfície, é aconselhável usar uma lâmina de nivelamento e evitar o uso da grade. Evite usar o silo de sacos em restolho, pois eles podem perfurar os sacos. A localização da bolsa deve ser preferencialmente norte-sul, permitindo uniformidade de irradiação”, indica. 

Em relação ao enchimento, é importante montar o saco o mais reto possível e usar um guia durante o processo. Os técnicos do INTA argumentaram que as principais causas de irregularidades são as interrupções durante o enchimento. Essas descontinuidades geram buracos com maior acúmulo de ar devido à menor pressão de enchimento. 

Por Leonardo Gottems
Fonte: Agrolink




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.