Notícias

25/09/2018 - Trigo

Setor precisa avançar na venda antecipada da safra


O diretor de Abastecimento e Comercialização, José Maria dos Anjos, do Ministério da Agricultura, afirmou hoje que o setor de trigo precisa avançar no fechamento de contratos antecipados da safra, como estratégia de garantia de renda, algo que já ocorre em outras cadeias produtivas, como soja, milho e algodão. "Falta liquidez no mercado interno", ressaltou durante a abertura do 25º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, em Foz do Iguaçu (PR), na posição de representante do ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

Sobre outros entraves do segmento tritícola, ele destacou que os problemas com infraestrutura de escoamento e tributação encarecem o processo de venda aos moinhos e, muitas vezes, torna o cereal importado mais competitivo do que o produzido no País. "O trigo é o único produto importante que o Brasil produz menos do que consome", acrescentou.

A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) sugeriu aos candidatos para a Presidência da República um conjunto de propostas para a criação de uma política nacional do trigo que permita a ampliação da produção no longo prazo. Segundo o representante do ministério, a medida tem o apoio da Pasta agrícola.

"Acreditamos que medidas adicionais para uma política do trigo são de suma importância para ampliar a produção e contam com o apoio do Ministério da Agricultura", ressaltou. 

Por Nayara Figueiredo
Fonte: Broadcast Agro




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.