Notícias

31/08/2018 - Clima

Setembro começa com chuvas abaixo da média em boa parte do país


Segundo a Somar Meteorologia, há registro de chuva forte em vários pontos do estado do Rio Grande do Sul. Essa chuva ocorre por conta da passagem de uma frente fria, com os núcleos mais intensos na faixa sudoeste do estado. A fronteira oeste também está com chuva intensa. Em todos os pontos de chuva, há registro de ventos de intensidade forte, além da condição para queda de granizo em pontos isolados, principalmente na fronteira oeste gaúcha. Além disso, a sensação de frio aumentou um pouco, se comparada com os dias anteriores, porém nada comparada com o frio das últimas semanas.

Nas demais áreas do Brasil, o tempo permanece seco e sem registro de chuva significativa, apenas com pontos de chuva isoladas no Amazonas, porém nada comparado com a chuva da região Sul.

Como será setembro?

A tendência é a chuva da primavera (que começa em 23 de setembro às 22h54min hora de Brasília) será irregular em boa parte do Brasil. Assim, as simulações mais recentes indicam precipitações abaixo da média no mês de setembro em boa parte das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, leste e norte do Nordeste e no centro e sul de Mato Grosso do Sul para o mês. Outras áreas oscilam entre o normal a ligeiramente acima do normal.

Para a temperatura, há previsão de valores acima da média no Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, leste do Nordeste, Tocantins, Pará e Amapá. Por outro lado, as temperaturas ficam próximas ou até um pouco abaixo da média no leste e norte de Minas Gerais e no sul da Bahia. Apesar do calor acima da média na maior parte do País, ele não será persistente. As simulações indicam que o atual período de oscilações com alguns dias muito frios e outros dias de calor prosseguirá na maior parte do Brasil até o fim de setembro.

SUL

Na sexta-feira a chuva volumosa atinge todo o Rio Grande do Sul consegue avançar também por todo estado de Santa Catarina e sul do Paraná até o fim do dia, porém com acumulados menos expressivos. No estado gaúcho tem potencial para trovoadas, ventos que podem passar de 60km/h e até mesmo queda de granizo. No centro-norte e no leste paranaenses o tempo continua firme, apenas com variação da nebulosidade e sensação de calor. Nas áreas onde tem previsão de chuva as temperaturas não devem subir ao longo do dia e a sensação de frio aumenta, especialmente no Rio Grande do Sul. 

SUDESTE

Na sexta-feira a chuva perde intensidade no Espírito Santo e o risco para transtornos diminui. Nas outras áreas da região, o destaque são as temperaturas que devem ficar bem elevadas, por causa dos ventos que sopram do quadrante norte. A umidade relativa do ar cai abaixo do ideal no norte paulista e no interior mineiro. Durante a noite, por causa do tempo aberto, as temperaturas diminuem.

CENTRO-OESTE

Na sexta-feira a condição de chuva ainda fica concentrada no oeste de Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, mas ainda de forma fraca e muito isolada. Nas demais áreas, o ar seco ganha força e as temperaturas devem subir bastante na parte da tarde. Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente no interior de Mato Grosso e de Goiás.

NORDESTE

Na sexta-feira o tempo segue firme em grande parte do Nordeste. A chuva do litoral continua, mas com acumulados menos expressivos que nos dias anteriores. No interior, o tempo seco continua e as temperaturas elevadas, com baixos valores de umidade relativa do ar. A agitação marítima diminui no leste da região.

NORTE

Na sexta-feira ainda chove em forma de pancada entre o Acre e o Pará, incluindo Rondônia, com potencial para trovoadas. O tempo continua firme e com baixa umidade do ar entre o leste do Pará e Tocantins. Mesmo nas áreas onde chove, as temperaturas ficam elevadas no decorrer do dia.

Sábado
SUL

O início de setembro vai ser de bastante chuva para a região Sul. O desenvolvimento de dois centros de baixa com uma frente frente no oceano vai deixar praticamente toda a região com pancadas de chuva, trovoadas e risco de granizo, principalmente nas regiões mais a oeste. Apenas no norte do Paraná é que ainda tem pouca condição para chover e as temperaturas continuam elevadas. As temperaturas começam a cair e a amplitude térmica fica mais baixa por causa do tempo fechado

SUDESTE

O sábado é de tempo firme em todo o Sudeste. Com o ar ainda seco, o dia vai ser de céu limpo com poucas nuvens. Isso faz com que as temperaturas da tarde fiquem ainda maiores, chegando aos 30°C no Rio de Janeiro. Além disso, os ventos de norte continuam soprando e trazendo calor para a região e as temperaturas pela manhã também ficam mais elevadas, acabando com a sensação de frio pela manhã que tivemos nos últimos dias.

CENTRO-OESTE

No sábado a chuva se espalha pelo no Mato Grosso do Sul, por causa do avanço de uma frente fria pela costa do Sudeste. A chuva ocorre em quase todo estado, mas com maiores acumulados na metade sul e tempo firme no norte. No oeste do Mato Grosso a nebulosidade aumenta, mas a chance para chover é menor. As temperaturas seguem elevadas em Goiás e a umidade do ar segue abaixo do ideal.

NORDESTE

No sábado setembro começa com tempo firme em grande parte da região Nordeste. A chuva no litoral fica mais restrita a Alagoas e Sergipe e também há com menos acumulados. O tempo aberto deixa as temperaturas elevadas em todas a áreas, e a baixa umidade no sertão nordestino pode chegar a níveis de alerta.

NORTE

No sábado as pancadas de chuva ficam concentradas no extremo norte da região. Isso ocorre por causa da instabilidade tropical típica da região. Os maiores acumulados vão ocorrer por Rondônia e divisa entre leste do Acre e Amazonas. Chove também no leste do Amazonas e Roraima. No Restante da região, pancadas isoladas. As temperaturas seguem altas e a sensação é de abafado.

Domingo
SUL

No domingo a frente fria se afasta um pouco mais pelo oceano, mas ainda temos dois sistemas de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e o Paraná. Além disso ainda temos os ventos no alto da atmosfera que favorecem as instabilidades pela região. Tem previsão de chuva desde o estado gaúcho até o norte do Paraná, mas os temporais ficam restritos ao oeste paranaense, com acumulados elevados, trovoadas e ainda com potencial para granizo. No fim da tarde a chuva ganha intensidade no litoral do Paraná e os volumes são elevados. As temperaturas ficam baixas na parte da tarde nos três estados da região.

SUDESTE

O domingo começa com tempo firme em todo Sudeste e as temperaturas sobem bastante até o início da tarde. No interior de Minas a umidade do ar continua abaixo do ideal. Já em São Paulo o tempo muda por causa de uma frente fria que está na região Sul. A chuva começa pelo oeste do estado e avança pelo interior. Na divisa com o Mato Grosso do Sul tem risco para temporais. No litoral e na capital paulista a chuva deve ocorrer apenas durante a noite e maneira fraca e isolada.

CENTRO-OESTE

No domingo a chuva continua no Mato Grosso do Sul, com risco para temporais nas áreas de divisa com o estado de São Paulo. No sul do Mato Grosso e no extremo oeste do estado ainda tem previsão para chover, mas de forma isolada e com menores acumulados. O destaque para este domingo é a friagem que vai desde o Mato Grosso do Sul até o oeste do Mato Grosso.

NORDESTE

No domingo o tempo segue firme na maior parte do Nordeste. No Maranhão tem uma maior quantidade de nuvens, mas chance de chuva apenas no litoral do estado. Chove fraco também entre o Recôncavo Baiano e o litoral do Rio Grande do Norte, mas a chuva ocorre alternada por períodos de tempo firme e com sol, o que favorece a rápida elevação das temperaturas.

NORTE

No domingo o maior destaque é a entrada de uma massa de ar frio que deixa as temperaturas mais baixas em Rondônia. Além disso, temos previsão de chuva na maior parte da região, com pancadas a qualquer hora do dia e com acumulados que podem ser mais expressivos na metade norte. No sul do Pará e no Tocantins tem apenas alguma variação da nebulosidade ao longo do dia e não há condições para chover.

Fonte: Projeto Soja Brasil - Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.