Notícias

14/10/2019 - Clima

Semana deve ser chuvosa para as áreas de soja do Sul do país


As tão esperadas chuvas para dar a largada no plantio da soja chegaram para boa parte do Sul do país. A exceção é a parte oeste do estado do Paraná, onde as chuvas devem ter poucos acumulados. No Sudeste também chove, mas somente em São Paulo. Veja a previsão para todas as regiões.

SUL
A semana promete ser chuvosa na parte Sul do país. Nas áreas de soja do Rio Grande do Sul chove desde esta segunda-feira, até o sábado pelo menos. Os maiores acumulados acontecem entre a terça e a quarta, com até 20 mm em alguns municípios. O mesmo cenário acontece em Santa Catarina, onde o maior volume ocorre na terça, com 40 mm. Por fim no Paraná também chove de maneira generalizada, só que a parte do estado que mais precisa de água, no oeste, os volumes não passam de 10 mm por dia.

SUDESTE
As chuvas devem atingir algumas partes de São Paulo, mas sem grandes acumulados. Por enquanto a previsão é de chuvas até quarta-feira, com no máximo 5 mm acumulados em municípios próximos a Itapeva. Em Minas Gerais o tempo firme deve dar o tom na semana.

CENTRO-OESTE
No Centro-Oeste também há previsão de chuvas, mas com menores acumulados se comparados com a semana anterior. Em Mato Grosso do Sul as precipitações ficam restritas a parte sul do estado, com volumes diários de 2 mm a 8 mm até sexta-feira.

Em Mato Grosso as chuvas devem ser de no máximo 2 mm em alguns municípios localizados mais ao sul e oeste do estado. As chuvas duram até quarta, depois o tempo seco retorna.

Em Goiás o tempo seco predomina. A exceção é a parte sul do estado que deve registrar chuvas nesta segunda e terça, depois o tempo fica seco também.

NORDESTE
Não chove nas áreas de soja da Bahia e do maranhão nesta semana.

NORTE
Segunda-feira ainda terá tempo instável e chuva sobre a maior parte do Norte. Tempestades mais intensas são esperadas para o centro-sul do Pará e sudeste do Amazonas. Chove também em Tocantins, em forma de pancadas com trovoadas, mas de forma rápida e passageira. Tempo quente e abafado em toda a região.

Na terça-feira, o tempo instável com chuva sobre a maior parte do Norte. No oeste da região, onde as pancadas de chuva foram mais fortes e volumosa nos últimos dias, a chuva começa a perder intensidade; ainda chove mas de forma mais pontual e com menores acumulados.

Quarta-feira a chuva ganha força entre o sudoeste do Amazonas, Acre e oeste de Rondônia. Pode chover mais de 50mm entre estas áreas. Pancadas isoladas e intercaladas com aberturas de sol também ocorrem nas demais áreas do Norte. A exceção fica por conta do centro e sul do Tocantins, onde o tempo continua seco.

Por Daniel Popov
Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.