Notícias

30/07/2018 - Clima

Semana começa com chuvas em todas as regiões do país


A segunda-feira começa com tempo firme na maior parte do Brasil, depois de uma frente fria que causou temporal e queda de granizo em mais de 20 cidades da região Sul. Esse sistema ainda pode influenciar nas precipitações no decorrer desse dia no Sudeste. O tempo seco começa a trazer dor de cabeça para pelo menos quatro municípios, que já estão a mais de 100 dias sem receber qualquer volume de água, segundo o Inmet. Pelas estações automáticas do instituto, 217 cidades no Brasil apresentaram umidade do ar iguais ou abaixo dos 30%. Destes, seis foram em capitais que entram em estado de atenção.

SUL

O dia é instável no leste, centro e norte do Paraná, com a ação de ventos que sopram do mar e também a mais de 10 quilômetros de altura, conhecidos por Corrente de Jato, associadas a uma frente fria afastado da costa. É por isso que tem previsão de chuva forte em Curitiba e litoral do Paraná, incluindo litoral norte de Santa Catarina somente no período da manhã. Já no restante do Sul uma massa de ar seco avança, o que mantém o tempo seco e com temperaturas mais baixas, e potencial para geadas em áreas de serra dos três estados.

SUDESTE

O avanço de uma frente fria pelo Sudeste favorece o tempo instável e com formação de chuvas entre o oeste, centro, sul e leste de São Paulo, extremo sul de Minas Gerais e litoral do Rio de Janeiro. Não se descarta chuva forte já no início do dia no território paulista. Por outro lado, nas demais áreas do Sudeste o tempo seco e quente ainda predominam. A temperatura no estado de São Paulo já apresenta declínio a partir da tarde, por conta dos ventos que sopram do quadrante sul, enquanto no Rio de Janeiro antes da chuva chegar o calor aumenta

CENTRO-OESTE

Na segunda-feira, a chuva retorna para o sul do Mato Grosso do Sul, formada por áreas de instabilidade após a passagem de uma frente fria pelo estado de São Paulo. A temperatura cai nesta área pelo excesso de nuvens e também pelos ventos que passam a soprar do quadrante sul. Em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, nada muda e o tempo segue firme, e com temperaturas em elevação à tarde.

NORDESTE

Na segunda-feira, a novidade é a chuva mais forte e volumosa, concentrada entre João Pessoa e Maceió. Ainda chove de forma mais isolada do Recôncavo baiano até o leste de Alagoas e também no extremo norte do Maranhão. O calor é intenso no sertão, assim como os baixos índices de umidade relativa do ar nessa área.

NORTE

Na segunda-feira, o tempo seco ainda predomina em grande parte do sul da Região, e assim entre o Acre até o Tocantins o sol brilha ao longo do dia. Em outras áreas do Norte não há mudanças nas condições do tempo, e a chuva ainda acontece por instabilidades tropicais.

Fonte: Projeto Soja Brasil - Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.