Notícias

17/07/2018 - Outros

Robô examina campos agrícolas de forma autônoma


Um robô desenvolvido pelo Departamento de Agricultura e Engenharia Biológica da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, é capaz de fazer análises de lavouras totalmente de forma autônoma. Criado em parceria com a empresa TerraSentia, ele possui cerca de 33 centímetros de largura e pesa cerca de 11 quilogramas, se caracterizando por sua autonomia e facilidade de transporte. 

O robô consegue analisar planta por planta através de sensores e câmeras, podendo  interpretar o que está ocorrendo com a cultura por meio de algoritmos de aprendizagem aprofundada, para depois armazenar os resultados em sua base de dados. Uma possível utilização do instrumento na agricultura convencional economizaria um grande período de tempo e esforço, quando comparado com o trabalho manual para se fazer análises. 

Uma equipe manual de campo não consegue ter uma estimativa exata da lavoura, sendo que só consegue analisar algumas plantas isoladas, em uma tarefa considerada cara pelos especialistas. A robótica poderia facilitar esse processo, mas existe uma preocupação quanto a efetividade da tecnologia em lavouras formadas por linhas estreitas de plantas, que dificultariam a condução do robô. 

“Ele consegue transportar uma ampla variedade de sensores para coletar dados sobre características, incluindo saúde da planta, fisiologia, resposta ao estresse e outras. Estamos agora o ensinando para medir o vigor precoce, a altura da planta, a altura da espiga de milho, o índice de área foliar, a biomassa e para detectar e identificar doenças”, diz o site da empresa. 

O projeto foi desenvolvido por Girish Chowdhary, professor de robótica da Universidade, e Erkan Kayacan, do Instituto Tecnologico de Massachusetts (MIT), em Cambridge, nos EUA. 

Por Leonardo Gottems
Fonte: Agrolink




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.