Notícias

29/11/2018 - Algodão

Ritmo do plantio da soja deve favorecer safra de algodão em Mato Grosso


O ritmo atual do plantio da soja no Estado deve favorecer os agricultores que vão apostar no algodão, na segunda safra. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o adiantamento recorde na semeadura da oleaginosa traz boas perspectivas o algodão, que pode ter a sua janela de “favorecida caso as condições climáticas continuem adequadas também no período da colheita do grão, liberando áreas para a segunda safra”.

O vazio sanitário para o algodão em Mato Grosso, que visa controlar as infestações do bicudo-do-algodoeiro, será encerrado, no dia 1º de dezembro, para as regiões Norte, Noroeste, Médio-Norte e Parte da Centro-Sul e da Oeste do Estado, enquanto que os demais núcleos podem iniciar os seus trabalhos a partir do dia 15/dez.

“Com isso, os produtores da primeira safra do algodão mato-grossense já começaram os preparativos, focando no controle da população residual do bicudo neste período de pré-safra do algodão. As chuvas, por sua vez, estão ocorrendo em quase todo o Estado, o que será favorável para os trabalhos de campo caso continuem de forma regular”, diz o instituto.

Conforme o Imea, Mato Grosso deve produzir 3,9 milhões de toneladas de algodão em caroço e 1,6 milhão de toneladas de pluma de algodão, “o que representa um acréscimo de 16,9% e 17,1%, respectivamente, ante a safra 2017/18”.

Por Herbert de Souza
Fonte: Só Notícias




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.