Notícias

18/07/2019 - Pecuária

Rebanho bovino de MT cresce 1% este ano, segundo dados do Indea


O rebanho bovino mato-grossense cresceu quase 1%, de 30,07 milhões de cabeças, em maio de 2018, para 30,33 milhões em maio de 2019, segundo dados recentes computados pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), e divulgados pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O Estado do Mato Grosso tem o maior rebanho de bovinos do Brasil, além de ser o principal produtor nacional de carne bovina. Segundo o Imea, em maio, as fêmeas apresentaram acréscimo de 1,25% no número de cabeças, enquanto que os machos registraram uma alta mais comedida, de 0,22%.

Abates
Assim como houve aumento do rebanho, no fechamento do primeiro semestre de 2019 também foi registrada alta na quantidade de bovinos mato-grossenses abatidos. No comparativo semestral, foram abatidos 9,20% mais cabeças na comparação com o primeiro semestre de 2018, totalizando cerca de 2,68 milhões, de acordo com o Imea. Para machos, o aumento no período foi de 11,78% e, para as fêmeas, 6,75%.

Apesar da expansão do rebanho, avalia o Imea, o Mato Grosso “está cada vez mais produtivo, uma vez que as carcaças estão mais pesadas, a idade de abate tem reduzido, assim como a área de pastagem”.

Por Denis Cardoso
Fonte: Portal DBO




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.