Notícias

21/11/2018 - Soja

Rally vê uma agricultura cada vez mais inovadora


A cada viagem pelas regiões noroeste e norte do Paraná, o Rally Cocamar de Produtividade se depara com o dinamismo de uma agricultura cada vez mais inovadora. Nos últimos dias, os deslocamentos para Assaí, Cruzeiro do Oeste e Cambé deram uma mostra do que os produtores de soja estão buscando, em matéria de tecnologias para explorar o potencial produtivo das lavouras.

Em Assaí, o cooperado Guilherme Martins Gomes Santos lembrou que sua melhor média de produtividade foi de 160 sacas por alqueire (66,1/hectare), obtida no ciclo 2015/16, para um histórico de 140 sacas (57,8 sacas/hectare). “Para mim, a marca de 160 sacas não pode mais ser um número a ser batido e, sim, uma base para alcançar patamares mais altos”. Na visão de Santos, que é orientado pela equipe da Cocamar no município, tudo começa por uma boa gestão do solo e, nesse sentido, ele aceitou participar de um projeto-piloto da Unicampo, parceira da cooperativa.

Trata-se de do UniSolo, uma plataforma digital desenvolvida pela própria Unicampo e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a qual possibilita a pequenos e médios produtores utilizarem recursos de agricultura de precisão por meio do mapeamento das zonas de manejo (talhões). Os dados da propriedade são lançados no computador, para o fracionamento das áreas, que os produtores acessam em seus aparelhos celulares. No caso do cooperado Santos, de Assaí, ele já fez a aplicação de adubo nesta safra de soja orientado pela plataforma, destinando mais volume onde foi detectada uma necessidade maior. Só naquele município, já são 80 propriedades acompanhadas pelo UniSolo, que está sendo difundido também, em fase experimental, junto a cooperados de Arapongas.  

Em Cruzeiro do Oeste, no arenito do noroeste paranaense, o agropecuarista Luiz Fernando Paro de Oliveira já seria um inovador na sua região por investir no sistema de integração lavoura-pecuária (ILP), incentivado pela Cocamar. Paro mirou dar um salto na sua pecuária, mas foi ainda mais longe: implantou um sistema de irrigação por pivô central. Dessa forma, o seu modelo, que já era diferenciado, ficou ainda melhor: neste ano, a média de produtividade de soja foi de 160 sacas por alqueire (66,1/hectare), enquanto na região o número ficou em 120 sacas/alqueire (49,5/hectare).

A irrigação blindou o milho no outono/inverno, período que foi marcado por longas estiagens, garantindo a média de 300 sacas/alqueire (123,9/hectare), ao passo que a região não foi além de 110 sacas/alqueire (45,4/hectare). Na pecuária, o fato de ter capim braquiária à vontade durante os meses frios permite ao produtor de Cruzeiro do Oeste engordar mais cabeças na mesma área, desativando o trabalhoso e caro sistema de silagem e encurtando o ciclo do rebanho, que vai para o abate aos 24 meses com 19 arrobas em média. “Eram dez funcionários, hoje apenas um dá conta de tudo”, afirma. Para completar, o sistema beneficia também a pecuária de leite: graças à qualidade dos pastos, ele produz 1 mil litros em média por dia, volume que aumenta no inverno, quando o preço do produto é mais remunerador.

Em Cambé, o cooperado Leôncio Ariosi, de 35 anos, faz uma parceria com o pai Milton, de 61. Ele tem carta branca para implementar as mais avançadas tecnologias que levem ao aumento da produtividade e da rentabilidade dos negócios. Com a orientação da Cocamar, a família faz o consórcio de milho e capim braquiária no inverno e toda a propriedade é mapeada por sistemas controlados por Leôncio, que chega a utilizar drone e um vant para realizar análises e comparativos da situação das lavouras. Todo o maquinário foi equipado com piloto automático e a fazenda recebeu, há algum tempo, equipamentos que fornecem boletins meteorológicos mais precisos para a sua região. “Queremos crescer com sustentabilidade”, ressalta o jovem produtor, enaltecendo o apoio que tem recebido da Cocamar.

O Rally conta com o patrocínio máster da Ford Center, Spraytec e Basf, o patrocínio da Estratégia Ambiental, Texaco Lubrificantes, Agrosafra, Cocamar TRR, Sicredi e Sancor Seguros, e o apoio do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), Aprosoja-PR e Unicampo.  

Fonte: Cocamar/Massa News




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.