Notícias

12/10/2020 - Outros

Quais são os custos invisíveis na produção rural


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou um vídeo que ensina o produtor rural a identificar os custos invisíveis da propriedade e atividade rural. Esses custos são chamados de invisíveis pois não há desembolso durante a produção, mas devem ser contabilizados.

O técnico do Senar, Thiago Campos explica os três itens que compõem o custo fixo da atividade; mão de obra familiar, depreciação e custo de oportunidade.

Segundo ele, a mão de obra familiar é o custo de valor que os familiares podem receber trabalhando em outra propriedade para exercer a mesma atividade, “este custo é contabilizado à produção, mas não há desembolso financeiro. O objetivo é avaliar se vale mais a pena os membros da família trabalhar em outra propriedade para melhorar a sua renda ou trabalhar na própria terra” explica o técnico de campo.

Ainda sobre os custos, ele explica que a depreciação é o custo de reposição de materiais e manutenção de equipamentos por envelhecimento. Por este motivo o produtor deve possuir uma reserva monetária para suprir os gastos com a troca de novos equipamentos, tais como máquinas, benfeitorias, forrageiras não anuais, reprodutores e animais de serviços no final da vida útil.

Sobre custo de oportunidade, o técnico de campo ainda explica que este custo se refere a possíveis investimentos “ele se baseia na mensuração do desempenho  financeiro, caso opte em investir  o dinheiro em outra atividade de retorno certo ou aplicação de baixo risco ao invés de investir na atividade agropecuária”, conclui.

Assista o vídeo: http://tempuri.org/tempuri.html

Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.