Notícias

09/09/2020 - Outros

Produtores buscam por proteção contra a incidência de pragas


O Brasil se prepara para dar início ao plantio de safra de soja 2020/21 e, neste momento, os produtores rurais já iniciaram as vendas antecipadas da commodity para garantir preços competitivos. Essa comercialização tão adiantada é algo inédito no setor e tem acontecido por conta dos preços favoráveis diante da forte demanda interna e externa. Para proteger as produtividades da próxima safra, os produtores precisam se atentar ao manejo da semente que será plantada, por isso, uma das importantes decisões é que o produtor invista na proteção da lavoura, por meio do tratamento de sementes.

"Atingir a excelência no processo de produção é extremamente trabalhoso. Porque é necessário que o produtor fique atento a outros fatores de extrema importância neste período, entre eles: plantabilidade, densidade correta e velocidade do plantio. Além disso, é essencial recorrer ao tratamento de sementes, porque ele é determinante para ampliar a produtividade da lavoura. Durante o mês de agosto, por exemplo, devido à proximidade do plantio, há um aumento da procura do tratamento de sementes industrial, porque o produtor que já se organizou, sabe da importância deste recurso para o sucesso da safra", esclarece Ricardo Otranto, líder da área de tratamento de sementes da divisão agrícola da Bayer no Brasil.

Atualmente, os agricultores podem trabalhar com duas soluções: o Tratamento de Sementes Industrial (TSI) e Tratamento de Sementes Profissional nas propriedades (On Farm). Dentre as modalidades disponíveis, o TSI tem despertado o interesse dos produtores no Brasil. "Isto porque é uma modalidade que confere precisão na aplicação dos produtos em cada semente, tratando cada uma como indivíduo; mantém a qualidade das sementes com relação ao vigor e germinação e oferece mais segurança e praticidade. Assim, o produtor rural que o adquire este tipo de serviço leva segurança, comodidade e confiança, além de otimizar tempo e recursos devido à economia, principalmente de mão-de-obra. Este é um sistema que traz sustentabilidade e minimização de risco ao operador e meio ambiente, explica o especialista.

O CropStar® é a solução para o tratamento de sementes industrial da Bayer, que conta com uma tecnologia exclusiva que combate os riscos da fase inicial, protegendo a lavoura contra pragas e promovendo mais vigor e qualidade de grão.

O produtor rural Danilo Pimenta, que planta soja em Rio Verde (GO) e em Porto Nacional (TO) utiliza o CropStar® da Bayer e conta sua experiência após adotar o tratamento de sementes industrial. "Utilizo essa tecnologia desde que ela chegou ao Brasil e vejo muita qualidade no TSI, além da comodidade também de já ter a semente pronta para o plantio. Isso dá uma tranquilidade maior para iniciar o plantio da safra. Atualmente, já absorvemos o uso de TSI em 100% da nossa área e isso mostra o quanto a gente acredita nessa tecnologia e o quanto ela é importante para fazer plantio na hora certa", explica Pimenta.

"Quanto mais o produtor confia no tratamento de semente que compra, mais ele poderá ter tempo para se preocupar com outros quesitos do campo, como o pós-colheita e a rentabilidade da safra", ressalta Otranto.

Por Aline Merladete
Fonte: Agrolink




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.