--%>

Notícias

20/12/2018 - Soja

Produtividade média das lavouras no Brasil representa 25% a 30% do potencial produtivo. Saiba como potencializar os resultados


Lucas Rona, engenheiro agrônomo e gerente de desenvolvimento de negócios da Pronutiva, conversou com o Notícias Agrícolas ontem (19/12) a respeito do crescimento vegetativo da planta de soja.

Os produtores possuem uma preocupação com a fase em que a semente é colocada no solo. O estágio reprodutivo da planta é bastante focado, mas pouco se fala do desenvolvimento vegetativo e como a produção pode ser potencializada nesse estágio.

Para Rona, há um grande potencial a ser explorado. O mundo demanda cada vez mais alimentos e a produtividade vem aumentando, mas haveria formas de atender essa demanda ainda mais rápido.

A semente carrega um potencial genético. Hoje, a produtividade média está cerca de 25% a 35% do que pode ser produzido a céu aberto. Isso afeta todo o cultivo.

Além desse fator, há mais de cinquenta pontos que afetam o potencial produtivo, como a radiação solar, pragas, doenças, baixa fertilidade do solo, excesso ou falta de água, entre outros.

Assim, os produtores devem proteger as plantas mas, associado a isso, trazer a estimulação da raiz e da parte aérea para que aquilo que é oferecido possa ser captado do solo.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.