Notícias

09/11/2018 - Outros

Processamento de dados no agro é chave para o sucesso


O agronegócio é sinônimo de planejamento e estratégia, aliado à tecnologia. E para que tudo isso aconteça, o processamento de dados no agro é essencial.

De acordo com Christian Gonzalez, diretor de estratégia de produtos da CNH Industrial, o processamento de dados no agro permite que o produtor controle melhor sua lavoura.

“Em 2014, por exemplo, uma propriedade rural produzia 190 mil dados por dia. A previsão é de que até 2050, essa propriedade produza 4 milhões de dados”, ressalta.

O que é processamento de dados no agro?
“Dado é tudo”, explica o especialista. “Um implemento agrícola gera dados de performance da máquina, como temperatura de motor. Uma estação meteorológica gera dados. Um drone também pode ser um gerador de dados”.

Todas essas informações devem estar à mão do produtor, para que ele possa interpretá-las e, então, tomar decisões em tempo real.

“O fundamental é o que fazer com esses dados. Informação é dinheiro e poder. Hoje estamos mudando da agricultura de precisão, para agricultura de decisão. Isso é o conceito da agricultura 5.0”, reforça.

Desafios
Portanto, para trazer essa tecnologia ao produtor, Christian explica que a CNH Industrial tem trabalhado de forma acelerada.

“Temos uma cultura de inovação local muito forte, para pegar essa onda tecnológica e trazer rapidamente para o produtor”, afirma.

Para ele, no entanto, o importante é que tudo isso tenha fácil utilização para o produtor, desde o pequeno, até grandes usinas.

“Uma máquina tem cada vez mais capacidade de geração, coleta e processamento de dados, e isso precisa estar disponível”, destaca.

Para que isso aconteça, existem dois grandes desafios: o hardware – que são os sensores e máquinas desenvolvidas.

E o software – os algoritmos criados para que a inteligência artificial funcione corretamente, com conectividade.

“Ninguém consegue trabalhar em isolamento. A colaboração é muito importante. As máquinas conversam entre si para gerar informações mais completas”.

Fonte: RVTV




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.