Notícias

12/01/2018 - Clima

Previsão do tempo: chuvas dentro ou acima da média nas principais regiões produtoras


Em algumas áreas do Nordeste e do Sudeste, os volumes acumulados podem ficar abaixo da normalidade.

Os modelos de previsão climática, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgados na estimativa de safra de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indicam para a Região Sul maior probabilidade de que as chuvas ficarão dentro da faixa normal ou acima na maioria das localidades. Para o norte do Paraná, as probabilidades indicam chuvas dentro da faixa normal ou acima. De acordo com a previsão do tempo divulgada na quinta-feira (11/01), como ocorrido em dezembro, o início do trimestre – janeiro, fevereiro e março – deve apresentar baixa pluviometria no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina.

Chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o modelo do Inmet apresenta grande variabilidade espacial nas probabilidades. Há áreas com maior probabilidade de precipitação acima ou dentro da faixa normal nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Espirito Santo e norte de Minas Gerais.

De acordo com o Inmet, há possibilidade de chuvas abaixo ou dentro da faixa normal em parte de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, os desvios previstos pelo modelo não são muito acentuados, na maioria das localidades.

Previsão do tempo para o Norte e Nordeste
Na Região Nordeste e nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o prognóstico climático indica que pode haver considerável variação na distribuição espacial da precipitação, com maior probabilidade de chuvas dentro ou acima da faixa normal do trimestre chuvas em quase todo o estado da Bahia e sul dos estados do Maranhão e Piauí. No norte do Nordeste, a probabilidade maior é de que os volumes acumulados fiquem dentro da faixa normal ou abaixo, informou o Inmet em comunicado.

Fonte: Farming Brasil




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.