Notícias

23/04/2020 - Clima

Previsão do tempo: chuva de 150 mm pode prejudicar escoamento de grãos


Nos próximos dias, o Rio Grande do Sul pode registrar temperaturas máximas 5 ºC acima da média para o período. Em Uruguaiana, por exemplo, os termômetros costumam marcar 25 ºC durante as tardes de abril, em média. Agora, a previsão é de que o município registre mais de 30 ºC. A situação agrava a perda de umidade do solo, afinal o estado terá calor e falta de chuva – o que configura veranico – até o fim de abril.

Enquanto isso, no Norte e Nordeste as chuvas continuam hoje, 23/4. Chove bastante de Alagoas até o litoral do Maranhão. Os volumes serão elevados, o que aumenta o risco para transtornos, especialmente em áreas que já receberam precipitações nos últimos dias.

Há problemas em estradas do Piauí ao Maranhão por conta do excesso de umidade. O escoamento da safra de grãos nos portos de São Luís (MA) e Salvador (BA) pode ser prejudicado por conta dos 150 milímetros de chuva previstos nos próximos dias.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) influencia nos elevados acumulados de chuva do Amapá ao norte do Pará, que também têm risco para fortes e volumosos temporais nesta quinta-feira.

No interior das regiões Norte e Nordeste, a chuva também ocorre na forma de temporais localizados, mas, desta vez, o maior vilão é a combinação de três fatores: calor, umidade e instabilidades nos níveis mais altos da atmosfera.

Áreas de instabilidade também atuam sobre Goiás, o que favorece os períodos de chuva forte, que vêm acompanhados por trovoadas e eventual queda de granizo, especialmente no período da noite.

Já na região central da Bahia, grande parte de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e toda a região Sul do Brasil, uma massa de ar seco ainda predomina, garantindo mais um dia sem previsão de chuva.

Aos poucos, a atenção começa a se voltar para os baixos níveis de umidade relativa do ar nessas áreas, especialmente do Centro-Oeste a áreas mais ao oeste de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Por Pryscilla Paiva
Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.