Notícias

03/10/2018 - Soja

Presidente da Aprosoja acredita no desenvolvimento da soja no Sealba (SE, AL, BA)


"Tenho certeza que a soja estará inserida na fronteira agrícola do Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia)", disse o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira, em visita ao Campo Experimental da Embrapa em Nossa Senhora das Dores (SE). Ele visitou experimentos de soja em consórcio com milho e braquiária.

"A região do Sealba é competitiva, pois está próxima aos portos, facilitando a exportação desta commoditie que se reflete na bolsa de Chicago" disse Bartolomeu.

"O Sealba ainda oferece algo a mais. Nessa região, plantamos no inverno, com temperatura mais baixa e por isso temos uma soja com sanidade melhor, custo menor e preços mais competitivos devido a logística", complementou.  

Bartolomeu, também presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás, conheceu os experimentos dos pesquisadores Edson Patto e Sérgio Procópio onde compara a diferença de resultados para a cultura da soja com e sem plantio de braquiária consorciada ao milho, em rotação de cultura, no ano anterior, bem como os benefícios do plantio direto associado ao sistema em relação ao modo convencional.    

O presidente da Aprosoja constatou a notável diferença de tamanho das plantas e das vagens, bem como o enchimento e peso médio de grãos – quesitos cruciais para os resultados de produção e ganho dos produtores, especialmente em época de deficiência hídrica. 

Os pesquisadores mostraram como a braquiária foi capaz de conservar a umidade em ano muito seco, quando deveria chover 1300 mm mas ocorreu apenas 300 mm. Essa gramínea  tem sido cada vez mais vista como um verdadeiro “capim-santo” para as culturas de grãos na região dos Tabuleiros Costeiros e Agreste da nova região do SEALBA. 

Além dos pesquisadores, o presidente da Aprosoja foi recepcionado pelo chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros Marcelo Fernandes e pelo chefe-adjunto de transferência de tecnologia, Alexandre Nizio, que enfatizaram a importância dos experimentos para a região. 

Por  Ivan Marinovic Brscan
Fonte: Cultivar




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.