Notícias

21/08/2020 - Clima

Plantio da soja: veja onde deve chover na segunda quinzena de setembro


O Brasil passa, nesta semana, por uma forte massa de ar polar que promete baixar a temperatura em diversas regiões. No entanto, o sojicultor já está de olho na previsão do tempo para o mês de setembro, para saber as condições do solo para o plantio em estados como Paraná e Mato Grosso.

Segundo a Somar Meteorologia, já no fim de agosto as chuvas começam a diminuir. Na próxima semana, a partir do dia 26, a previsão é de tempo mais aberto e temperaturas elevadas no Paraná, dando fim no que promete ser a última onda de frio que atinge estados do Sudeste, Centro-Oeste e o próprio Paraná. Para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, avaliam os especialistas, é possível uma onda de frio tardia ainda no mês de setembro.

A partir do dia 26 de agosto, chuva somente no extremo sul do Rio Grande do Sul.  Com isso, será possível retomar com folga as atividades de colheita do milho segunda safra no Paraná e da cana em São Paulo e Mato Grosso do Sul, pois o tempo permanecerá aberto até 4 de setembro, pelo menos.

Para o final de setembro, já de olho no plantio da soja, a previsão é de tempo seco no Paraná, onde o vazio sanitário acaba no dia 10. Há muita água no solo neste momento, mas a meteorologia indica que haverá tempo suficiente para diminuir esse excesso.

Após o dia 15 de setembro, a previsão é de chuva volumosa do norte do Rio Grande do Sul ao sul do Paraná. Mais ao norte, no restante do Paraná, Sudeste e Centro-Oeste, a quantidade de chuva vai diminuindo gradativamente. Para o plantio, a chuva acima de 100 milímetros deve ocorrer apenas em alguns trechos de Mato Grosso e Paraná.

A dica, segundo a editora do Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, é ficar de olho do andamento das previsões e nos boletins meteorológicos do Canal Rural.

Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.