Notícias

09/06/2020 - Outros

PIB brasileiro pode cair mais de 10% em 2020


A pandemia do novo coronavírus vai levar a atividade econômica no Brasil a encolher 8% em 2020, prevê o Banco Mundial em novo relatório divulgado  ontem (8/6). Uma queda dessa magnitude seria a maior em 120 anos, período para o qual o instituto oficial de estatísticas, o IBGE, tem dados sobre a evolução do Produto Interno Bruto do país.

O levantamento explica que a necessidade de isolamento social obrigou diversos países a impor medidas de fechamento temporário de escolas, parques e estabelecimentos comerciais, com reflexos sobre a produção, a renda e o emprego.

Na opinião do analista financeiro e comentarista Miguel Daoud, no entanto, essa estimativa do Banco Mundial está otimista em relação ao que pode ocorrer com a economia brasileira. “Não adianta colocarmos um cenário apenas para sermos otimistas. Na minha opinião acho que o PIB vai cair mais de 10%. Quando olhamos os setores da economia que compõem o PIB, esses setores já apresentam quedas muito fortes, como o de serviços e indústria”, disse.

Segundo ele, essa queda vertiginosa que o Brasil já apresenta não deve ser revertida nos próximos trimestres. “Estamos vivendo um momento em que estamos um pouco descolados do resto do mundo, já que não sabemos se a nossa abertura terá um efeito positivo na economia ou se teremos que voltar a nos isolarmos por causa do aumento das mortes”, completou.

Para o comentarista, a salvação do Brasil seria pela agropecuária, mas necessitaria de uma mudança de pensamento do atual governo. “O governo deveria ter um entendimento de que o agro está em uma situação muito difícil. Estou falando da maioria esmagadora dos produtores rurais, que estão perdendo a renda, endividados”.

Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.