Notícias

21/05/2020 - Clima

Parte do Sul deve receber 130 milímetros de chuva até sábado


A metade sul do Rio Grande do Sul é a região do estado com os menores índices de água disponível no solo. Mas desde a tarde de ontem (20/), já chove nessas áreas com a chegada de uma frente fria. O volume ainda não é elevado em Uruguaiana, sequer chega a 10 milímetros, mas até sábado podemos registrar 130 milímetros.

Santa Catarina, que também sofre com a estiagem, não teve chuva forte ainda, mas as trajadas de vento chegaram aos 90 km/h, anunciando a chegada do sistema. Até a sexta-feira, 22, a frente fria avança para áreas do Paraná e de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A partir do sábado, 23, a frente fria já se afasta do Sul. Assim, o volume e a abrangência das chuvas diminuem do Rio Grande do Sul a Santa Catarina.

No entanto, a chuva deixa de ser o destaque e passa a ser o frio. No fim de semana, a temperatura diminui bastante e a combinação de elevada umidade do ar e baixa temperatura causa queda de neve nas áreas mais elevadas de Santa Catarina na madrugada e noite do domingo. Em locais onde o tempo já abre, o frio é mais seco, mas a chance de geada é baixa em áreas produtoras.

Retrospectiva
Nos últimos sete dias, duas frentes frias passaram sobre o Sul do Brasil e, embora a chuva não tenha sido intensa, foi suficiente para manter a umidade do solo elevada em boa parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ajudando na instalação do trigo. Além disso, chama a atenção a elevação do nível de rios e arroios, sinalizando alívio na grave estiagem.

Mesmo com o retorno da chuva nesse mês de maio, a situação de baixa disponibilidade hídrica segue nas 25 bacias gaúchas e a condição hidrológica ainda é de alerta para as bacias de Gravataí, Lago Guaíba, Sinos, Cai, Baixo Jacuí, Alto Jacuí, Taquari-Antas, Camaquã, Apuaê-Inhandava e Rio Uruguai. Até o momento, 78% das cidades do Rio Grande do Sul decretaram emergência por estiagem.

Por Pryscilla Paiva
Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.