Notícias

21/05/2019 - Milho

Para reduzir dependência de milho, SC quer estimular produção de outros cereais


Santa Catarina trabalha na criação de um plano para estimular a produção de cereais de inverno voltada para ração animal, informou a Secretaria de Agricultura do estado, em nota. O governo estadual, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a iniciativa privada e representantes dos produtores rurais, busca incluir trigo, aveia e cevada na alimentação de suínos e aves, diminuindo a demanda por milho. O assunto foi debatido durante reunião na semana passada em Florianópolis.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Ricardo de Gouvêa, Santa Catarina tem um déficit de 4 milhões de toneladas de milho por ano, que são adquiridos de outros estados e até países.

“Acreditamos que a produção de outros cereais para complementar a ração animal pode ser um passo importante para garantir a competitividade do agronegócio catarinense a longo prazo. Além de trazer uma alternativa de renda para os produtores rurais de Santa Catarina, que poderão aproveitar as lavouras também no período de inverno”, disse Gouvêa.

Rota do Milho e Terra Boa
O secretário afirmou ainda que o incentivo para a produção de cereais de inverno vem complementar as outras ações desenvolvidas pelo estado para aumentar o fornecimento de insumos. Santa Catarina trabalha para viabilizar a Rota do Milho, trazendo o grão do Paraguai para o oeste catarinense, além de executar o Programa Terra Boa, que apoia a produção de milho de alta qualidade.

O agronegócio catarinense consome 7 milhões de toneladas de milho por ano, segundo a secretaria, com uma produção média de 3 milhões de toneladas.

Por Conteúdo Estadão
Fonte: Canal Rural 




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.