Notícias

28/09/2020 - Clima

Nova onda de calor atinge grande parte do Brasil; veja a previsão do tempo


Uma nova área de alta pressão vai deixar o tempo aberto por uma janela de mais de 15 dias em diversas áreas do Centro-oeste, Sudeste e até mesmo parte do norte do Paraná. Esta massa de ar seco inibe a formação de nuvens carregadas e vai provocar uma nova onda de calor no interior do Brasil. A expectativa é que os termômetros alcancem os 37°C em áreas de soja do interior de São Paulo e até 42°C em algum pontos de Mato Grosso. Esse calorão vai fazer com que a umidade do solo que foi adquirida nos primeiros dias de pancadas de chuva da primavera seja perdida por evapotranspiração, complicando ainda mais a situação do plantio da safra de soja 2020/2021. 

Já no Sul, a presença de uma nova frente fria vai trazer chuva forte principalmente para o Rio Grande do Sul, onde há expectativa de altos volumes, granizo e rajadas de vento de mais de 70 km/h. No Paraná, apenas algumas áreas do sul e sudoeste do estado devem receber pancadas mais significativas. A metade norte do Paraná ainda deve enfrentar tempo seco. “Dá para dizer que a situação só é mais favorável nos próximos dias em áreas de soja do noroeste de Mato Grosso, Rondônia e Santa Catarina, estados onde a umidade do solo tende a aumentar com as chuvas que não vão cessar por completo. 

Outubro ainda vai começar muito seco em todo o Brasil central e a expectativa é que as pancadas de chuva só retornem com volumes de 15 a 30 milímetros a partir do dia 10. Volumes de 70 milímetros só serão vistos no interior de São Paulo e parte do Centro-Oeste no início da segunda quinzena de outubro. Depois disso, a tendência é da chuva ganhar força em grande parte das áreas de soja com até 300 milímetros em algumas áreas de Rondônia.

Por Pryscilla Paiva
Fonte: Canal Rural





Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.