Notícias

12/03/2020 - Clima

Norte de MT: já choveu o esperado para março e previsão é de mais 350 mm


A chuva frequente têm prejudicado as estradas rurais no interior de Mato Grosso, vários trechos estão intransitáveis. Em Paranaíta, extremo norte do estado, divisa com o Pará, quatro escolas tiveram as aulas suspensas nesta semana. Houve enxurradas em alguns locais e os moradores tiveram que construir pontes improvisadas na região. Há dificuldades em colher a safra de soja e fazer o escoamento da produção.

Diversas áreas do norte de Mato Grosso já atingiram quase todo o esperado de chuva para março em apenas 10 dias. Há previsão de mais de 350 milímetros nas próximas semanas.

A tendência é que a chuva diminua um pouco de intensidade na semana que vem quando voltar a chover no Sul, mas o tempo não vai ficar seco completamente.

Previsão de curto prazo
Hoje (12/3) continua chovendo bastante na região centro-norte de Mato Grosso e também no norte de Goiás. A combinação entre calor, umidade e instabilidades em níveis mais altos da atmosfera, favorecem as condições para temporais.

Nas demais áreas de ambos os estados e no norte de Mato Grosso do Sul, pancadas mais rápidas, isoladas e pouco volumosas são esperadas no fim do dia, nada que cause grandes preocupações.

Já no sul de Mato Grosso do Sul, o tempo firme predomina, com baixos níveis de umidade relativa do ar.

A semana termina ainda com muita chuva em Mato Grosso e Goiás, devido à instabilidades em níveis mais altos da atmosfera e também à combinação entre calor e umidade, que juntos favorecem as condições para chuva mais intensa e temporais na região.

Chove de forma mais fraca e passageira sobre o norte do Mato Grosso do Sul, enquanto nas demais áreas do estado, inclusive na capital, amanhã (13/3), será mais um dia sem previsão de chuva e com calor bastante intenso.

Por Pryscilla Paiva
Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.