Notícias

13/02/2019 - Cana

Nem a cana está aguentando o calor extremo


A cana-de-açúcar gosta de calor. “Sim, é verdade, mas calor entre 35 e 36 graus, chuva e luminosidade. Mas o que tem ocorrido são temperaturas superiores a 40 graus, além de menor quantidade de chuva normal para a época. Essas condições adversas alteram a fisiologia da cana”, comenta o engenheiro agrônomo e produtor Ismael Perina, de Jaboticabal, SP. Segundo ele, ainda não é possível apurar o que vai acontecer com os canaviais, mas a expectativa não é das melhores.

Entre as culturas rotacionais, a soja está entre as mais penalizadas pelo calor e falta de chuva que marcam o interior paulista. A soja se adapta melhor às regiões onde as temperaturas oscilam entre 20ºC e 30ºC sendo que a temperatura ideal para seu desenvolvimento está em torno de 30oC. A faixa de temperatura do solo adequada para a semeadura varia entre 20ºC a 30ºC, sendo 25oC a temperatura ideal para uma emergência rápida e uniforme.

As temperaturas acima de 40ºC têm efeito adverso na taxa de crescimento, provocam danos à floração e diminuem a capacidade de retenção de vagens. Esses problemas são acentuados com a ocorrência da falta de chuvas. A maturação pode ser acelerada pela ocorrência de altas temperaturas. A qualidade das sementes é afetada negativamente sob altas temperaturas e alta umidade. Tempo quente associado a períodos de baixa umidade, predispõem as sementes ao “enrugamento” e a danos mecânicos durante a colheita.

O tombamento fisiológico, também conhecido como cancro de calor, caracteriza-se por plântulas tombadas com lesão de estrangulamento do hipocótilo no nível da superfície do solo e pela ausência de patógenos. Logo após a emergência, quando as plântulas ainda estão em VE ou VC, temperaturas da superfície do solo acima de 55ºC podem desestruturar as membranas das células e desidratar os tecidos do colo da planta causando o tombamento fisiológico ou cancro de calor.

Fonte: CanaOnline - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.