Notícias

27/09/2018 - Cana

Muda Cana constrói novos conceitos e práticas para o produtor


O Muda Cana vai transformar o dia a dia do produtor. Esse programa de capacitação contínua, que começou a ser concebido a partir do desenvolvimento do planejamento estratégico 2015-2025 da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), passou a ganhar forma com a participação de apoiadores e parceiros da entidade. Agora já está dando os primeiros passos visando a preparação do produtor para o futuro.

O programa está criando também um modelo de gestão das entidades representativas dos fornecedores de cana, vinculadas à Orplana, com a finalidade de dotá-las com uma infraestrutura adequada para o atendimento das novas demandas.

Existe hoje a necessidade do produtor se transformar para enfrentar os desafios em relação à gestão do negócio, matriz de risco, produtividade e sustentabilidade, que formam o alicerce do programa, explica Celso Albano de Carvalho, gestor executivo da Orplana. O objetivo é criar condições para a melhoria contínua das atividades do produtor, enfatiza Aline Silva, gestora dos projetos de cana-de-açúcar no Brasil da Solidaridad, que idealizou, juntamente com a Orplana, o Muda Cana. A Solidaridad é inclusive a responsável pelo maior aporte financeiro ao programa.

A iniciativa é de grande alcance. Todos os produtores interessados em aprender mais para dar conta das demandas exigidas pela atividade poderão participar do Muda Cana. É preciso apenas estar associado a uma das entidades filiadas à Orplana. O programa abrange cinco macrorregiões do Centro-Sul, englobando 522 municípios, 32 associações e 11 mil produtores, em mais de 160 usinas O acesso ao conteúdo do Muda Cana ocorrerá por meio de uma plataforma de Ensino a Distância (EAD).

“É um dos maiores programas voltados ao setor sucroenergético”, destaca Aline Silva. Segundo ela, o Muda Cana está se tornando um grande case para a Solidaridad Network, que atua nessa atividade, no Brasil, desde 2009, desenvolvendo projetos em parceria com a Unica (Renovação), Socicana (Top Cana), Raízen (Elo). O Muda Cana vai ajudar o produtor a “enxergar o futuro” – diz.

O programa será uma "faculdade" para o produtor – ressalta Cristiane Regina de Simone, gerente de projetos e sustentabilidade da Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana). Profissionais renomados – detalha – abordarão temas, como: técnicas agrícolas, riscos na área comercial, precificação e a metodologia do Consecana. Segundo ela, o programa vai fornecer informações para o produtor realizar compras de maneira adequada, gerir suprimentos, melhorar os indicadores de produtividade, conhecer a legislação trabalhista, ambiental e tributária.

Haverá também o ensino presencial, que vai ocorrer por meio da extensão no campo a partir do acompanhamento de um técnico. O objetivo é criar condições para que o produtor supere as dificuldades e problemas relatados durante a participação no programa. O Muda Cana vai possibilitar que o produtor entenda os processos e perceba as suas fragilidades – comenta Celso Albano.

Por Renato Anselmi
Fonte: Portal CanaOline




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.