Notícias

08/04/2019 - Pecuária

MT passa SP e alcança maior produtividade pecuária do país


O Estado do Mato Grosso, além de maior produtor brasileiro de animais, alcançou a maior produtividade observada no país no último ano, desbancando São Paulo – que mantinha o título desde 2012. De acordo com Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq (Cepea), a produtividade média mato-grossense atingiu 266,36 quilogramas de carne por animal no último ano ante uma taxa nacional de 249,23 quilos/animal apontada pelo IBGE.

“O crescimento da produtividade em Mato Grosso está atrelado aos implementos de melhores práticas de manejo e de genética e, principalmente, à alimentação abundante”, observou o Cepea em nota ao ressaltar que o Estado é, também, o maior produtor de grãos do país. “Esse cenário evidencia que o consórcio da integração lavoura-pecuária contribui efetivamente para a pecuária mato-grossense”, conclui o Centro de Estudos.

No caso paulista, o Cepea destaca que a menor produtividade refletiu o menor uso de grãos na alimentação do gado diante do aumento dos custos de produção no último ano – o que  pode ter levado os pecuaristas a focarem mais na alimentação a pasto. De 2017 para 2018, enquanto a produtividade de Mato Grosso aumentou 0,1%, a de São Paulo caiu 0,2%.

Fonte: Portal DBO




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.