Notícias

13/03/2020 - Outros

Micróbios do solo tem papel na nutrição das plantas


Os micróbios desempenham um papel importante na disponibilização de nutrientes para as plantas, segundo um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos. De acordo com o pesquisador responsável, Xinda Lu, esses micróbios tem uma função importante relacionada ao nitrogênio. 

Segundo Lu, “os micróbios do solo catalisam a maioria das transformações de nitrogênio no solo de maneiras que podem ser usadas pelas plantas. Micróbios diferentes usam processos diferentes e, às vezes, trabalham juntos. Conhecer os vários estilos de micróbios do solo e vinculá-los a processos específicos do solo pode ser um conhecimento importante para os agricultores”. 

Os fertilizantes modernos de nitrogênio são aplicados na forma de amônia. Através de um processo biológico chamado nitrificação, os micróbios do solo convertem amônia em nitratos que as plantas podem absorver e, para serem eficientes nesse processo, eles precisam de oxigênio. Os pesquisadores estão estudando a nitrificação porque pode estar relacionada aos gases de efeito estufa e à perda de fertilizantes. 

Embora microbiologistas têm vindo a estudar o ciclo do nitrogênio  por mais de um século, nem todos os passos foram bem compreendidos. Novos microorganismos foram identificados recentemente e um tipo de procarionte (organismo unicelular) chamado archaea também desempenhou um papel na nitrificação. 

Os pesquisadores revisaram vários estudos de nitrificação do solo. Isso incluiu a abundância de micróbios no solo em relação a vários fatores ambientais. O pH do solo, a temperatura e a proporção de carbono e nitrogênio foram comparados com o número de micróbios em cada amostra de solo. A profundidade do solo e outros fatores também influenciam a abundância de micróbios. 

Por Leonardo Gottems
Fonte: Agrolink




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.